quarta-feira, 26 de junho de 2013

HISTÓRIA DO BASQUETE- RESUMO


Confira o resumo da história do basquete a seguir, e saiba mais sobre este esporte famoso no mundo todo. O basquete foi criado pelo professor de educação física James Naismith em 1891 na cidade de Massachussets, no Canadá. Tudo começou a partir do diretor do Springfield College, colégio internacional da ACM (Associação Cristã de Moços). 
  HISTÓRIA DO BASQUETE- RESUMO
Que observando que não era possível realizar nenhum esporte que estimulasse os alunos fora as monótonas aulas de ginástica, devido ao inverno que era muito rigoroso, convocou Naismith para criar um jogo que servisse tanto para o inverno quanto para o verão, mas que não fosse violento.

 Na época Naismith tinha 30 anos de idade, apesar das dificuldades ele não desistiu e começou a pensar em um jogo que se enquadraria nas exigências do diretor, então ele chegou a um esporte com bola, conduzida pelas mãos, sendo jogadas em cestos sem fundo a uma altura de 3,05 metros de altura. A partir disso surgiu seu nome basketball, sendo que basket significa cesto e ball bola.
HISTÓRIA DO BASQUETE- RESUMO
 O jogo acabou caindo no gosto dos alunos, sendo que o primeiro jogo foi realizado em 20 de janeiro de 1892. Em 1894 após saberem da existência do novo esporte, profissionais da União Atlética Amadora resolveram formalizar as regras, que era restrita apenas à Associação Cristã.
Publicidade:
 Foi nesse mesmo ano em que foi desenvolvida a primeira bola de basquete pela empresa local Chicope Falls. Entre as alterações nas regras criadas por Naismith estão o tamanho da quadra que era praticamente metade da atual, e o número de jogadores foi bem diminuído, sendo que anteriormente variava de 3 a 40 pessoas em cada equipe. Mas em geral as regras são praticamente as mesmas criadas por Naismith.
HISTÓRIA DO BASQUETE- RESUMO
 O esporte foi criado inicialmente para homens, mas não demorou muito para as mulheres tomarem o gosto pelo basquete, sendo que em 1896 foi realizado o primeiro jogo feminino entre as alunas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia.

 A partir daí para tomar o mundo bastou um pouco mais de tempo, sendo que no começo do século XX o basquete começou a se espalhar. Sendo realizados campeonatos através das ligas e federações, assim tornando o esporte tão popular que foi aderido aos Jogos Olímpicos. 
Leia mais em:
Um dos países em que ele é mais famoso é nos Estados Unidos, sendo que em 2010 sua seleção masculina de basquete foi campeã mundial, repetindo o feito nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, unindo-se a seleção masculina, a feminina também. Além de o basquete fazer sucesso na área profissional, nas escolas do mundo todo, inclusive as brasileiras a prática desse esporte é obrigatória, assim cumprindo seu objetivo inicial de quando foi criado.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HISTÓRIA DO BASQUETE- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.