terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL


O Sul do Brasil é a região mais fria do país, foi colonizada por europeus, assim mantendo culturas diferentes na mesma região, as mais marcantes são a forte presença italiana, portuguesa e alemã. Essa também é uma razão para sua grande variedade de pratos típicos, que são capazes de satisfazer a todos os gostos.

O Estado do Paraná, onde se encontra as famosas Cataratas do Iguaçu, e sua capital Curitiba que é considerada cidade modelo do país. O barreado, prato de origem portuguesa, é um dos principais pratos típicos da região, em algumas cidades esse prato é consumido há quase 200 anos. Ele é feito de carne, toucinho e temperos, essa preparação é o símbolo de fartura, festa e alegria, para o folclore paranaense. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, isso evita que o vapor escape e o cozido seque depressa.
Barreado
Os paranaenses também têm o hábito de consumirem peixes, como dourado e pescada, que são obtidos do rio Paraná. A carne de carneiro também é muito apreciada, preparando-se o famoso prato carneiro no buraco de uma forma muito curiosa, onde o carneiro é cozido junto com legumes e frutas em um buraco de 2 metros por cerca de 6 horas.


Publicidade:


O Estado de Santa Catarina, famoso por suas belas praias da capital Florianópolis e do litoral, tem em sua culinária uma grande variedade de peixes e frutos do mar, vindos das águas geladas da costa marítima. Os peixes consumidos são: linguado, badejo, tainha, bagre, garoupa, namorado, pescada, robalo e anchova e entre os frutos do mar que mais se vê no cardápio típico estão: o camarão, a lagosta, o marisco, a ostra e a lula.

Aprenda abaixo uma deliciosa receita catarinense com camarão:




O Estado do Rio Grande do Sul é conhecido pelas Serras Gaúchas, uma beleza natural que chama muito a atenção. Em sua culinária, os italianos e alemães tiveram maior contribuição com pratos típicos como o galeto, a polenta, o vinho, cultivo da batata e do centeio, carnes defumadas, lingüiça e laticínios, quibebe (pirão de abóbora), puchero (sopão com vegetais e carne de peito) e rabada, além do café colonial, contendo pães, tortas, bolos, biscoitos e doces. E claro que não podia faltar o churrasco, que é consumido quase como em um ritual, sobretudo aos finais de semanas em reuniões familiares.
Outro prato típico dos gaúchos é o arroz de carreteiro, feito com charque, carne de origem bovina, salgada e seca. Esse prato surgiu durante a exploração dos sul-rio-grandenses, quando eles saiam em carreatas pelos pampas, abrindo caminhos pelas matas e povoando províncias, até então inabitadas. E ainda o chimarrão é uma tradição gaúcha, que representa o símbolo de hospitalidade, saudação e reconciliação, e que acompanha os indivíduos do campo e da cidade diariamente.


Leia Também:
- Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
- Comidas Típicas da Região Nordeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Centro-Oeste do Brasil



Que além de ser gostoso e fraterno, também é um ótimo parceiro do churrasco, já que também é diurético e digestivo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

37 comentários :

Anônimo disse...

vcs nao tem nada de moda na regiao sul nao. eu preciso com urgencia para um trabalho da escola

Anônimo disse...

eeu queroo fazeer uum trabalhoo de pesquisaa em Geografiaa sobre comida típica região sul

Anônimo disse...

eu qero sabe se tem alguma moda na região sul....

Anônimo disse...

deixem comidas mais façeis por que vai alguma professora passe um trabalho sobre isto e os alunos tem que fazer para levar para a sala de aula e ai fica mais façiu e coloque também mais barato por que são crianças não adultos

Anônimo disse...

não dar pra colocar as fotos das comidas mais grandes nao, e explicar que vomida e essa nao

Anônimo disse...

acho que vou fazer em casa essasdeliciosas comidas.

Anônimo disse...

oooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

doido de primavera de rondonia disse...

cara eu quero somente a comida tipica dessa regiao porr...

google disse...

eu moro em Chapecó SC eu amo as comidas daqui são excelentes e são deliciosas comidas são que nem as minhas coisas e o meus times que é chapecoense e internacional integentes espertões lindos e bonitões espero que esteja gostado do meu comentários abraços para este site

Anônimo disse...

vocês não tem nada de receitas do sul mais faceis de fazer como bolo,pães...doces!!PRECISO PRA HOJE TRABALHO DE ESCOLA .

giovanna disse...

oi eu gosto dessa comida e eu to fazendo a pesqui sobre a regiao sul nossa minha mao esta doemdo muito quem vem isto fala sim q eu estar doemdo e nao q nao esta bjssssssssssss de giovanna hoje dia


4 de junho de 2012 segunda feira

Anônimo disse...

Eu gostei sobre as comidas tipicas.Erra pra eu fazer um trabalho de GEOGRAFIA,e tinha bastante coisa legal que eu pude pegar.E eu e meu grupo nos demos bem!!!

Anônimo disse...

A região sul do pais é a região mais rica,com uma cultura diversificada,comidas variadas e tudo mais,porém eu só não gosto de uma coisa, que é o frio.Isso definitivamente estraga qualquer lugar,existem pessoas que adoram o frio,vai entender né?

Anônimo disse...

muito foda demais

Anônimo disse...

Cade as receitas da Regiao Sul????
Nao Tem Nada.

Anônimo disse...

ave manooo coloka alguma coisa da regiaoo sul comidas tipicas seu animal de TetA !! tenho TRABALHOOOO

Anônimo disse...

Huuuuuuuuuuuuummmmmmm.... Granola

Anônimo disse...

eu amo essa delicias tipicas

Anônimo disse...

beem legal

Anônimo disse...

Não tem receita nenhuma,que pobresa esse site de *****,poxa,pensei que eu iria encontrar várias receitas mais não,não encontrei nada

Anônimo disse...

Eu queria saber se a Cuca de Banana é comida típica do Rio Grande do Sul e nesse site não tem.

bianca disse...

huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmm to fazendo pesquisas de pratos tipicos de cado reguiao vou tirar 1000000000000000 que deus abencoe vcs e que continui assim boasorte

Anônimo disse...

sou gatona sou gatinha nn adianta se esquivar vou soltar as minhas feras eu boto o bicho pra pegar! UUUUUUUUUUUUUUUUAU!

alana leonela disse...

huuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm to fazendo um barreado deliciso uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu. alana leonela

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. to fazendo um barreado delicioso vo tirar 10000 0000000000000. alana lonela

Anônimo disse...

coloquem fotos nao videos porque preciso por ilustraçoes no trabalho

Anônimo disse...

tenho 12 anos mais como de tudo , ja viagei paro varios lugares do brasil mas nunca comi tão bem como eu como aqui no brasil , amo estas comidas.Eu moro aqui em alfavile , conheço o raul giu e sei q ele tambem adora huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum q delicia

Anônimo disse...

to fazendo um caldino de camarao esta uma delicia ummmmmmmmmmmmmmmmm

Anônimo disse...

vcs nao tem nada de moda na regiao sul nao. eu preciso com urgencia para um trabalho da escola

Anônimo disse...

LEGAL ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO .........

Anônimo disse...

eu quero saber se vcs frita muitos camarois , e conheser sobre o restaurante.

Anônimo disse...

nossa cada receita irada muito bom...........hum que delicia.

Unknown disse...

Nossa isso e muito bom me achutou a vazer um trabalho escolar aticionem aos favoridos gente

Buscando meu verdadeiro 'EU'... disse...

eu achei esse saite nota 10 porque me ajudou a fazer um trabalho escolar para a terça e eu fiz na segunda as 6.39 e terminei as mas omenos as 7.10 ou 8.10 da noite xau

Anônimo disse...

NOssa' podia ter umas comidas mais fáceiis de fazzer neah?!

Anônimo disse...

eu preciso de uma receita de comida típica da região Sul

Anônimo disse...

eu presispo de um tipo d comida tipica da regiao sul do brazil pra um trabalho de escola ee urgenteee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.