segunda-feira, 3 de junho de 2013

HORÁRIO DE VERÃO 2013-2014 QUANDO COMEÇA, TERMINA?


Este ano mais uma vez contaremos com o horário de verão 2013-2014 que visa economizar energia e evitar um colapso no sistema de distribuição de energia elétrica do Brasil. Fique atento à data de quando começa e quando termina o horário de verão para acertar as horas conforme instruído. 

 Este ano, como vem acontecendo há alguns anos, teremos novamente o horário de verão que já se tornou rotina para milhões de brasileiros, apesar que muitos ainda o contestam e reclamam de sua necessidade. 

Quando começa o horário de verão, milhões de brasileiros adiantam o relógio em uma hora, mas isto somente nos estados onde o horário irá vigorar, nos demais estados o horário continua como antes. O horário de verão tem como principal meta otimizar a capacidade de fornecimento de energia elétrica no país. 

Apesar se ser amplamente divulgadas as vantagens do horário de verão, muitos são os brasileiros que ainda desconhecem as necessidades de se adotar este horário. Acontece que entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que é maior o consumo de energia, exatamente neste momento é que o sistema nacional de energia atinge o pico máximo de sua carga, pois é quando todos consomem energia ao mesmo instante.
Publicidade:
 Para eliminar de vez a necessidade de um racionamento ou até mesmo para evitar um “apagão”, o ONS - Operador Nacional do Sistema - faz o controle do gasto de energia e vê que o horário de verão é indispensável para que o controle do gasto da energia elétrica no país não sofra o colapso.

 É no final da tarde, quase no início da noite que o serviço de iluminação pública é ativado em todas as cidades, assim como são acionadas as placas luminosas de comerciais, as residências também aumentam o consumo de energia, as luzes são acesas, a maior parte dos banhos acontece neste horário e o consumo de energia se concentra neste período. 

 Com o horário de verão, com os relógios sendo adiantados em uma hora, há uma divisão melhor dos aparelhos elétricos que são acionados, a iluminação pública demora um pouco mais para ser acionada e assim o consumo de energia elétrica no país não atinge picos tão elevados. 

O horário de verão que começa agora em 2013 e vai até 2014, terá início às 00:00 horas do dia 20 de outubro e termina às 00:00 horas do dia 16 de fevereiro de 2014, quando o final do horário de verão irá coincidir com o Carnaval do ano que vem. Mas não basta o horário de verão para garantirmos uma economia de energia, cada um de nós é responsável por este processo e devemos fazer de tudo para que possamos economizar ao máximo no gasto de energia.

Você é a Favor ou Contra o Horário de Verão?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo:


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HORÁRIO DE VERÃO 2013-2014 QUANDO COMEÇA, TERMINA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Velho Pescador disse...

Sou favorável.
Além da economia gerada, aqui no Sudeste, os dias vão ficando mais compridos, e eu consigo aproveitar as tardes, depois do trabalho, para passear com meu filho, visitar amigos e cuidar das minhas coisas.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.