quarta-feira, 26 de junho de 2013

HISTÓRIA DO VOLEIBOL- RESUMO


Confira a seguir o resumo da história do voleibol e conheça melhor esse esporte praticado em vários países do mundo. O voleibol, esporte tão praticado durante as aulas de educação física em escolas brasileiras, foi criado em 1895 por William George Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços nos Estados Unidos. 

HISTÓRIA DO VOLEIBOL- RESUMO


O objetivo de Morgan era criar um esporte em que não houvesse contato físico entre os jogadores, de modo a diminuir o risco de lesões, justamente para oferecer às pessoas, especialmente aos mais velhos, um esporte mais seguro e divertido. No início o voleibol não era praticado com uma bola própria e sim uma câmara da bola de basquete, sendo utilizada uma rede improvisada, a mesma usada em partidas de tênis. 

Na época ele era conhecido como Mintonette, mas com o passar do tempo através de sua fama, passou a se chamar volleyball, um nome mais popular, que acabou se tornando oficial. O voleibol diferente de outros esportes é mais seguro, pois os jogadores dificilmente invadem o espaço um do outro, ficando posicionados em locais estratégicos, tendo contato apenas através do toque da bola. 
HISTÓRIA DO VOLEIBOL- RESUMO

O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe sobre a rede para tocar o chão da quadra adversária, dessa forma marcando pontos. Com o tempo o voleibol começou a se espalhar pelo mundo, sendo o Canadá o primeiro país a recebê-lo fora os Estados Unidos, em 1900. 
Publicidade:
Mais tarde em 1908 o esporte foi para a Ásia começando a ser praticado na China e Japão. Pouco depois em 1910 o vôlei, como é chamado popularmente no Brasil, chega à América do Sul, sendo o Peru, o primeiro país sul-americano a praticar o esporte. 
HISTÓRIA DO VOLEIBOL- RESUMO

 O criador do voleibol Willian George Morgan, morre em 1942 aos 72 anos, antes de ver a fundação da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), criada em 1947 na França. Dois anos depois o esporte é promovido, acontecendo o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol na Tchecoslováquia, sendo que a Rússia teve a vitória. Nessa época havia somente o time masculino. 

No entanto em 1952 surgiu a equipe feminina. Daí pra frente para se tornar modalidade integrante dos Jogos Olímpicos foi apenas questão de tempo, já que isso acabou ocorrendo em 1964, quando o evento foi realizado em Tóquio, no Japão, mantendo-se té os dias de hoje. Posteriormente foi criado o voleibol de praia, que é uma modalidade derivada do esporte original, tendo feito sucesso em vários países, especialmente no Brasil e Estados Unidos. 
O Brasil teve grande destaque nessa modalidade, sendo que foi o primeiro pais lusófono a conquistar a medalha de ouro através da equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Ver]ao em 1992. A equipe repetiu o feito em 2004 e posteriormente em 2008 foi a vez da seleção feminina ganhar sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HISTÓRIA DO VOLEIBOL- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.