sábado, 26 de outubro de 2013

Revolução Inglesa: Resumo


Veja abaixo informações sobre a revolução inglesa: resumo sobre essa que foi uma das mais importantes revoluções na Europa e que também ajudou a dar origem a muitas outras revoluções, que consiste em uma disputa entre os partidários do rei Carlos I da Inglaterra e o Parlamento.
Revolução Inglesa: Resumo
  A Revolução Inglesa foi um dos movimentos mais importantes na Inglaterra, que transformaram o cenário político inglês. Ela foi marcada por três fatos importantes, entre eles a Guerra Civil (1641-1649), a Revolução Puritana (1649-1658) e a Revolução Gloriosa (1660-1688). Esse movimento teve grande influência sobre a implantação do capitalismo no país e o crescimento da burguesia. 

 Uma das causas da Revolução Inglesa foi o descontentamento dos pequenos comerciantes, camponeses e pequenos proprietários de terra com as mudanças econômicas que ocorreram durante o século XVII. Pois durante o reinado dos Tudor, apesar da Inglaterra ter se desenvolvido muito economicamente, devido a criação de monopólios comerciais e o desenvolvimento de atividades lucrativas, que acabaram fazendo a burguesia enriquecer, os pequenos comerciantes foram prejudicados, pois isso impediu que houvesse livre concorrência. 
Revolução Inglesa: Resumo
 Outra ação tomada foi na economia agrícola, em que as terras passaram por um grande processo de especulação econômica, já que como parte da burguesia havia crescido, precisavam de mais matérias primas. Então foi instituída a política de cercamentos que envolvia a apropriação das terras coletivas e devolutas para ampliar a disponibilidade de matéria-prima, o que acabou empobrecendo os camponeses e pequenos proprietários que perderam suas terras. 
Publicidade:
 Outro motivo foi o início da Dinastia Stuart, que começou após a morte da rainha Elizabeth I, que não deixara herdeiros. Os Stuart eram muito católicos e queriam implantar novamente uma monarquia absolutista baseada no direito divino, o que irritou a população. Devido a isso houve a dissolução do parlamento e a guerra civil. A guerra civil marcou a luta de cavaleiros, exército real e senhores feudais contra os cabeças-redondas, chamados assim, pois não usavam perucas, que apoiavam o parlamento. 
Revolução Inglesa: Resumo
O exército era comandado por Oliver Cromwell, que venceu a guerra, resultando na fuga do rei Carlos I, que foi para a Escócia, onde foi preso e vendido para o parlamento inglês que mandou executá-lo. Através da guerra a ideia de que o rei possuía origem divina e tinha absoluta autoridade foi rompida. Com isso Oliver Cromwell assumiu o poder, procurando eliminar a reação monarquista, executando líderes escavadores. 

Ele se nomeou Lorde Protetor da República, e apesar de não ser intitulado rei nem usar coroa, agia como um soberano, governando com rigidez e intolerância. Após sua morte em 1658, seu filho Richard Cromwell assumiu o poder, mas foi deposto um ano depois. 
Leia mais em:
 Com isso a família Stuart voltou a poder com Carlos II, após sua morte seu irmão Jaime II assumiu o poder querendo restaurar o absolutismo, o parlamento não aprovando suas ações, convocou que sua filha Maria Stuart e seu marido Guilherme Orange assumissem o trono. Assim o parlamento tomou plenos poderes, tendo o poder de decidir quem se tornaria rei, após a morte do monarca, marcando a Revolução Gloriosa.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Revolução Inglesa: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.