sábado, 26 de outubro de 2013

Renascimento: Trabalho Resumido História


Veja abaixo informações sobre o Renascimento: Trabalho resumido de história, período histórico da Europa, e que foi marcado por várias transformações em áreas relacionadas a vida humana e que assinalam o fim da idade média e o início da idade moderna.
Renascimento: Trabalho Resumido História
O Renascimento ocorreu entre os séculos XIV e XVI, sendo um importante movimento cultural, artístico e científico que marcou a passagem da Idade Média para a Moderna. Esse movimento começou em algumas cidades italianas, sendo que nesta época o comércio estava crescendo cada vez mais, onde se formaram novas relações sociais, sendo que os homens estavam mais próximos uns dos outros.

 Outro fator que contribuiu para o Renascimento foram as obras clássicas na região, sendo retomados os valores da cultura Greco-romana. Os “sábios bizantinos”, homens vindo principalmente de Constantinopla influenciaram as pessoas a aderirem esses valores, pois eram conhecedores da língua grega e de obras clássicas. 
Renascimento: Trabalho Resumido História
Algumas das principais obras do período renascentista 
 Durante o Renascimento, o homem passou a ver a ver a vida de forma diferente, passando a usar a razão, questionar o mundo, valorizando as ações humanas, surgindo o antropocentrismo, colocando o homem como o centro de todas as coisas, indo muitas vezes contra as crenças da Igreja Católica, buscando atividades prazerosas, surgimento de artistas e cientistas, que mudaram o mundo com seus estudos e teorias. 
Publicidade:
Os mais adeptos ao Renascimento eram os burgueses que se encontravam em constante crescimento e muitas vezes financiavam artistas e cientistas. Depois da Itália, o Renascimento percorreu toda a Europa, disseminando suas opiniões e ideais. Dessa forma a classe artística começou a se profissionalizar, criando um grande conjunto de obras. Esse movimento pode ser dividido de acordo com conjuntos de importantes obras, em três períodos, Trecento, Quatrocento e Cinquecento. 
Renascimento: Trabalho Resumido História
 No Trecendo destacan-se na literatura Petrarca, com suas obras “De África” e “Odes a Laura”, Dante Alighieri com a “Divina Comédia”, as pinturas de Giotto di Bondoni, em sua maioria com temas religiosos, entre elas “Juízo Final” e “Lamento ante Cristo Morto”. No Quatrocento temos o famoso artista italiano Leonardo da Vinci, cuja pintura Mona Lisa fora sua mais famosa, o escritor holandês Erasmo de Roterdã com “Elogia à Loucura”.

 E durante o Cinquecento destacam-se na literatura Gil Vicente com “Auto da Barca do Inferno”, Luís de Camões com “Os Lusíadas”, François Rabelais com “Gargântua”, entre muitos outros. A ciência também chegou a um ponto importante quando os estudiosos Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno desenvolveram a teoria heliocêntrica, afirmando que a Terra girava em torno do Sol, assim indo contra as crenças da Igreja Católica que falava que a Terra era o centro do universo. 
Leia mais em:
Outra figura influente foi o político e banqueiro italiano Lourenço Medici, o qual difundiu o conhecimento, construindo bibliotecas em Florença e patrocinando artistas e literatos como o pintor Michelangelo e o poeta e humanista Angelo Poliziano. Assim os valores que antes estavam centrados na crença da Igreja Católica e no seguimento de seus dogmas mudaram, sendo concentrados nos campos da arte, cultura e ciência, a partir disso o mundo passou a se desenvolver, dando origem a outros movimentos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Renascimento: Trabalho Resumido História
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.