sábado, 26 de outubro de 2013

Balaiada: Trabalho de História


Veja abaixo algumas informações sobre a Balaiada: trabalho de história, uma importante revolta popular que ocorreu no Maranhão que se iniciou em 1838 contra principalmente a miséria, fome e maus tratos, por escravos e pessoas de baixa renda.
Balaiada: Trabalho de História
 Balaiada foi uma importante revolta que ocorreu no Maranhão no século XIX, entre 1838 e 1841. Nessa época o estado passava por uma intensa crise econômica, sendo a venda de algodão, seu principal produto, estava baixa, devido a concorrência do algodão produzido nos Estados Unidos, que possuía melhor qualidade e era mais barato que o brasileiro. 

 Com isso a população pobre formada por vaqueiros, sertanejos e escravos era quem mais sofria, pois quem comandava a região eram os fazendeiros que usavam força e violência, forçando-os a trabalharem cada vez mais. Cansados dos maus tratos, sofrimento e miséria em que vivia, a população resolveu agir, iniciando uma revolta contra os fazendeiros. 
Balaiada: Trabalho de História
 O movimento começou em dezembro de 1838, quando o líder Raimundo Gomes, um vaqueiro, invadiu a prisão de Vila Manga para libertar seu irmão que estava preso, mas além dele acabou libertando todos os outros que se encontravam lá. Outros líderes da Balaiada foram Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, conhecido como Balaio, fabricante de balaios (cesto artesanal), o que deu acabou dando nome ao movimento e Cosme Bento das Chagas, que era chefe de um quilombo, que possuía cerca de três mil negros fugitivos. 
Publicidade:
 Nessa época também havia dois partidos no Maranhão, os bem-te-vis, formados pelos liberais e os cabanos, formados pelos conservadores. Quando iniciou a revolta os bem-te-vis se uniram ao povo. E assim as lutas começaram. Houveram algumas conquistas em 1939, inclusive a cidade de Caxias, uma das mais importantes do Maranhão. Os balaios também conseguiram organizar uma Junta Provisória. 
Balaiada: Trabalho de História
O governo maranhense organizou suas forças militares, contando com o apoio de militares de outras províncias. No entanto os balaios também estavam em grande número, contando com a participação de mais de três mil escravos do quilombo de Cosme Bento das Chagas e trabalhadores pobres da região, assim conseguiram algumas vitórias no início. 

 Porém os rebeldes não eram organizados, sendo que não havia clareza de objetivos entre os líderes ao assumir o governo, assim o poder foi entregue aos bem-te-vis, que estavam preocupados em conter a rebelião dos sertanejos. Uma medida tomara pelo governo foi nomear o coronel como governador da província do Maranhão para pacificar a revolta, o que foi eficiente, conseguindo reconquistar a Vila de Caxias. Após a derrota os bem-te-vis abandonaram os sertanejos, apoiando as tropas governamentais. Raimundo Gomes se entregou as tropas oficiais após perder a cidade de Caxias.
Leia mais em:
 Balaio morrera, sendo que Cosme Bento ficara em seu lugar partindo em 1840 com centenas de manifestantes para o interior. No entanto tantas perdas, o movimento foi enfraquecendo, e assim muitos resolveram se render, sendo que o governo concedeu-lhes anistia. O movimento chegou ao fim em 1841 quando o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Balaiada: Trabalho de História
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.