terça-feira, 12 de junho de 2012

PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL- RESUMO


O Modernismo ficou marcado no Brasil através da Semana da Arte Moderna em 1922, mas antes desse movimento houve um período que o influenciou grandemente, o Pré-Modernismo. Para que vocês entendam melhor faremos um breve resumo. 

 No início do século XX ocorreram muitas mudanças na história da humanidade, sendo a maior delas o avanço científico e tecnológico, que através de invenções como o telefone, a lâmpada elétrica, o automóvel e o telégrafo, trouxeram mais conforto e praticidade às pessoas. Além disso, surgiu uma nova forma de arte unida a um inovado meio de comunicação, o cinema, que trouxe diversão e entretenimento. 

E unindo-se a isso causando grande impacto vem a 1ª Guerra Mundial, tudo isso inspirou autores em todo o mundo a escreverem sobre os recentes acontecimentos, em estilos literários parnasianos e simbolistas. O pré-modernismo acontece entre 1910 e 1920, marcando a transição entre o simbolismo e modernismo. 
O pré-modernismo brasileiro na visão dos autores interferiu na produção literária, onde ocorreu a transição dos valores éticos do século XIX para a nova realidade do século XX. Essa transição foi influenciada também por uma série de conflitos como o fanatismo religioso do Padre Cícero e de Antônio Conselheiro e o cangaço, no Nordeste, as revoltas da Vacina e da Chibata, no Rio de Janeiro, as greves operárias em São Paulo e a Guerra do Contestado, na fronteira entre Paraná e Santa Catarina. 
Publicidade:
Além disso, o surgimento dos coronéis que tinham grande influência política, surgimento da burguesia urbana, a industrialização, a segregação dos negros após a abolição, surgimento do proletariado e a imigração europeia. 

 O estilo da literatura no pré-modernismo ficou marcado por duas características, o conservadorismo, onde encontrava-se valores naturalistas e a renovação, na qual os autores demonstravam íntima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período, fazendo críticas, falando o que realmente pensavam. 
Por isso essa época ficou marcada com o nacionalismo que era usado como tema pelos autores, considerado crítico e contestador. Assim os tipos humanos marginalizados ganharam espaço nas obras literárias, já outros autores preferiram a poesia da linguagem científica enquanto outros fizeram uso de regionalismos. 

 Mas apesar de serem inovadores, os autores não foram considerados modernos pelo fato de apresentar certa resistência às novas estéticas, mas sem dúvida foram os precursores do modernismo. 

Entre os principais escritores pré-modernistas estão Euclides da Cunha, com sua obra Os Sertões, onde ele aborda de forma jornalística a Guerra dos Canudos, Lima Barreto que com suas obras faz uma crítica da sociedade urbana da época, Monteiro Lobato que com suas obras retrata o homem simples do campo numa região onde reinava a decadência econômica, Graça Aranha com Canaã, onde relata a imigração alemã para o Brasil, Augusto dos Anjos que em suas obras trazia elementos pré-modernos apesar de seu aspecto linguístico ser voltado para o realismo-naturalismo, entre outros.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.