sexta-feira, 15 de junho de 2012

ROMA ANTIGA- RESUMO


A antiga Roma é uma das civilizações mais poderosas que já existiu, sendo que se tornou um dos maiores impérios do mundo antigo. Sua história é cheia de altos e baixos, mas há muitos aspectos em sua cultura, religião, arte, literatura, direito, entre outros que ainda influenciam e muito o mundo de hoje. Vamos mostrar a você um resumo sobre essa fascinante história, se quiser conferir, continue lendo este artigo.  

Há duas histórias que explica a origem de Roma, a primeira é o famoso mito de Rômulo e Remo. Dois irmãos gêmeos, que segundo a mitologia foram jogados no rio Tibre, na Itália. Uma loba os salvou e os amamentou, depois foram criados por um casal de pastores e mais tarde quando adultos voltaram para sua cidade natal de Alba Longa, onde ganharam terras e assim eles fundaram uma nova cidade, Roma.  

Mas segundo os historiadores a fundação de Roma é resultado da união de três povos que se instalaram na Península Itálica, os gregos, etruscos e italiotas. Sua economia era baseada na agricultura e criação de animais. 


A sociedade era formada pelos nobres proprietários de terras, chamados de patrícios, e por comerciantes, artesãos e pequenos proprietários, considerados plebeus. Quem comandava o povo era um rei de origem patrícia, portanto seu sistema político era monárquico.  
Eles acreditavam em vários deuses, os quais eram muito parecidos com os dos gregos, a não ser pelo nome. Sua arte também sofria influência grega, em suas pinturas de afrescos, murais decorativos e esculturas. 
 Porém por volta de 509 a 27 A.C, a monarquia romana se tornou uma república, em que o senado Romano ganhara grande poder político, cuidando das finanças públicas, administração e política externa. 
Publicidade:

Em contrapartida como os plebeus também queriam ter maior participação política e melhores condições de vida, foram criados os tribunos da plebe, os quais exerciam atividades executivas junto com os cônsules.  

Aos poucos o Império Romano foi ficando mais poderoso através da conquista de outros territórios, como a Grécia, Egito, Macedônia, Gália, Germânica, Trácia, Síria e Palestina, os povos conquistados ou eram escravizados ou pagavam impostos ao império. 
Porém apesar do aumento dos recursos e o enriquecimento de Roma, houve problemas, o crescimento urbano unido à escravidão geraram muito desemprego na zona rural e os camponeses tiveram que migrar para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. 
Coliseu de Roma
Assim para que não houvesse revolta, o imperador criou a política do Pão e Circo para distrair a população, onde oferecia alimentação aos romanos e diversão, em espetáculos com lutas de gladiadores nos estádios, sendo que o mais famoso é o Coliseu de Roma.  

Assim o império romano começou a decair, então por volta do século III, quando passava por uma grande crise econômica e política, que resultou no enfraquecimento de seu exército, os povos germânicos, conhecidos como bárbaros pelos romanos forçavam a penetração pelas fronteiras nortes do império. 
Então o imperador Teodósio em 395 resolveu dividir o império em Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla.  Mas menos de um século depois em 476, o império Romano do Ocidente é invadido por povos bárbaros chegando ao seu fim. Esse acontecimento marca o fim da Antiguidade e o começo da Idade Média. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ROMA ANTIGA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.