segunda-feira, 4 de junho de 2012

BLOCOS ECONÔMICOS MUNDIAIS- RESUMO


A formação dos Blocos Econômicos Mundiais teve origem a partir da economia mundial globalizada, pois com o estreitamento das relações comerciais entre os países, eles decidiram facilitar o comércio entre si, assim reduzindo ou não cobrando impostos ou tarifas alfandegárias, buscando soluções em conjunto para problemas comerciais. 

 Uma forma de facilitar a relação é unindo países que se encontram na mesma região, por isso a maioria dos blocos mundiais são formados por países vizinhos. Mas também há outros que se formam com países que tenham afinidades culturais ou comerciais, assim crescendo o comércio entre os blocos, sendo benéfico para a economia de cada país, assim como a mundial. 

 Entre os principais blocos econômicos mundiais podemos encontrar a União Europeia, formada pela Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. 

Esses foram os países iniciais, pois hoje já há 30 países fazendo parte do bloco. Esse bloco foi formado em 1992 através do Tratado de Maastricht, todos os países membros possuem uma única moeda, o Euro, assim como políticas trabalhistas, de defesa, combate ao crime e de imigração em comum. 

 A NAFTA (Tratado Norte-americano de Livre Comércio) é outro bloco econômico, formado pelos Estados Unidos, México e Canadá no ano de 1994. Esse tratado ofereceu muitas vantagens no acesso aos mercados dos países, como o fim das barreiras alfandegárias,reduzindo tarifas de 20 mil produtos, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. 

Publicidade:

 O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é o bloco econômico, do qual o Brasil faz parte, seguido pelo Paraguai, Uruguai e Argentina, ele foi estabelecido em 1991. Outros países da América do Sul também querem entrar no bloco, como a Venezuela que tenta desde 2006, mas sua entrada depende da aprovação dos Congressos Nacionais. 

Com o Mercosul as barreiras comerciais entre os países foram eliminadas, assim aumentando o comércio entre eles, e no futuro os países também pensam em estabelecer uma moeda única.

 O Pacto Andino é outro bloco da América do Sul, é formado pelos países Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, ele foi criado em 1969. As relações comerciais foram satisfatórias para os países, chegando a valores importantes. 
 A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)formada pelos Estados Unidos, Japão, China, Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile foi criada em 1993. 

As produções comerciais chegam a metade de toda produção mundial, estima-se que em 2020 ocorrerá sua instalação completa, vindo a se tornar o maior bloco econômico do mundo. 

 A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) é formada por dez países do sudeste asiático, entre eles Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja. Foi criada em 1967. 

 Outras que merecem destaque é a SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África), criada em 1992, sendo composta por 15 países da África do Sul e BENELUX criado em 1958, sendo formado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BLOCOS ECONÔMICOS MUNDIAIS- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

existe apep

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:

Rafael Zucco
, 30 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.