sexta-feira, 15 de junho de 2012

ANTIGA GRÉCIA- RESUMO



A Antiga Grécia é uma civilização com uma cultura muito rica que até hoje surpreende e fascina os historiadores. Vamos mostrar um resumo explicando um pouco de sua história, para conferir continuem lendo este artigo. 
 A civilização grega surgiu por volta de 1.100 A.C entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, sua origem se deve à imigração de tribos nômades indo europeias, como os aqueus, jônios, eólios e dórios. A vida política dos gregos era caracterizada por suas cidades estado, destacando-se Esparta e Atenas, eternas rivais, que surgiram por volta do século VIII. A.C. 

As cidades estado eram independentes tendo sua própria forma de governar, organizar-se e também deuses protetores. Com o tempo mais povos foram migrando para vários pontos do Mar Mediterrâneo, resultando em um grande crescimento populacional, o qual gerou conflitos internos e trouxe a necessidade de novos territórios para expandir a agricultura. 
Assim os gregos fundaram colônias na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor, atual Turquia. Assim houveram conflitos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa, resultando nas famosas Guerras Médicas, as quais ocorreram entre 492 A.C e 448 A.C, sendo que a vitória foi dos gregos. 

 Mais tarde houve a Guerra do Peloponeso, onde Esparta e Atenas se envolveram, e como resultado Esparta venceu. Em 359 A.C, as cidades estado gregas passam a ser dominadas pelos Macedônios. A economia grega era baseada na agricultura, mais precisamente no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. 
Publicidade:
Os gregos sempre foram muito talentosos quando se trata de arte, sendo que no artesanato grego a cerâmica teve grande destaque, suas ânforas eram usadas para transportar vinhos azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Assim com o aumento do comércio, os gregos começaram a se desenvolver economicamente.
 Eles utilizavam os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras como mão de obra. Uma das coisas que mais se destaca na Grécia é sua mitologia, a qual é muito rica, sempre girando em torno dos deuses gregos, os quais possuíam características humanas, tanto físicas como psicológicas e heróis gregos, quer eram os semideuses, filhos de deuses com mortais.

 Os principais deuses eram Zeus, o deus dos deuses, que comandava todo o monte Olimpo, Atena, deusa da sabedoria, Apolo, deus do Sol, Ártemis, deusa da caça e protetora das cidades, Afrodite, deusa do amor e da beleza, Deméter, deusa das colheitas, Hera, deusa da maternidade, Hermes, mensageiro dos deuses, entre outros. 

 A mitologia grega além de explicar fenômenos naturais que as pessoas da época não sabiam explicar, também sempre traziam mensagens e ensinamentos importantes. Os Jogos Olímpicos praticados até hoje, surgiram na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, em homenagem aos deuses. 


Podemos destacar também na cultura grega os famosos filósofos gregos, entre os mais conhecidos Platão e Sócrates, a dramaturgia grega, a poesia, artes plásticas e arquitetura, destacando-se palácios templos e acrópoles de mármore no topo das montanhas. A Grécia Antiga chegou ao fim com a dominação romana em 146 A.C.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ANTIGA GRÉCIA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.