quarta-feira, 11 de abril de 2012

RETIRADA DO ÚTERO (HISTERECTOMIA)- ENGORDA?



O útero é um órgão que faz parte do corpo feminino e é responsável por uma das funções de maior responsabilidade de uma mulher, o de gerar, guardar, proteger e alimentar o feto durante a gestação e por isto, ele é de suma importância na vida de uma mulher. Tanto que as mulheres precisam sempre realizar exames que verificam se não há nada de errado com elas e o útero é onde mais se deve ter cuidado. 

Mas algumas mulheres, devido a problemas de saúde, podem ter que retirar este órgão que, apesar de ser tão importante na vida da mulher, a chamada histerectomia que é o nome dado a cirurgia para retirada do útero, ainda tem muitos tabus e mitos que vão passando de uma mulher para outra sem nenhuma confirmação médica.


Infelizmente não são poucos os casos em que há a necessidade de se fazer a retirada do útero e este é um momento muito difícil na vida de qualquer mulher, tanto por se fazer a retirada de um de seus órgãos como também por ser este o órgão gerador de uma nova vida, o que no caso, impossibilitará a mulher de vir a gerar uma nova vida em seu útero. 

 Um dos erros muito comuns entre as mulheres que precisam retirar o útero é pensar que terão que tomar hormônios pelo resto de sua vida, mas isto é uma ilusão, pois os órgãos responsáveis pela produção dos hormônios femininos são os ovários e na maioria das vezes eles são preservados durante a histerectomia. 

Publicidade:


 Além disso, muitos dizem que a mulher engorda depois da retirada do útero e isto não passa de um mito, visto que os médicos e cientistas, até o momento, não encontraram nenhuma relação entre o ganho de peso e a retirada do útero, órgão que não tem funções endócrinas ou outras. 

Tanto a mulher, quanto o homem ainda tem muito preconceito quanto a cirurgia de retirada do útero, mas ela deve ser feita se os benefícios para a mulher forem maiores do que os riscos de deixar o órgão no qual pode até mesmo surgir um câncer, então é necessário um bom esclarecimento do médico responsável quanto a esta cirurgia, para que a mulher não tenha preconceitos sobre uma cirurgia que é comum, visto que uma grande maioria dos problemas de útero são resolvidos com sua retirada.


E até pelo contrário, com a retirada do útero a mulher terá sua saúde garantida, poderá optar por uma alimentação saudável, iniciar a prática de exercícios, cuidar melhor dela mesma e assim poderá até perder peso, conseguindo chegar ao peso ideal e ter uma nova postura frente à vida! O importante nestes casos é conversar com seu médico, se informar com ele, seguir as orientações e expor todas as suas dúvidas e medos. 

Ele irá lhe orientar da melhor forma e lhe auxiliar nesta fase, mas com certeza, a retirada do útero não fará você ganhar peso, desde que você venha a se cuidar após a cirurgia, mas é claro, sempre com o acompanhamento médico. 

Somente depois que ele liberar você para a prática de exercícios é que poderá começar a fazê-los e sempre que sentir alguma dor ou perceber algo estranho procure seu médico imediatamente para que ele possa averiguar se há algo errado quanto à cirurgia realizada.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RETIRADA DO ÚTERO (HISTERECTOMIA)- ENGORDA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

6 comentários :

zelindra segura fonseca disse...

Ola eu ainda estou com os pontos da minha histerectomia. Eu tinha 2 miomas embora peqnos mas eu tomava anticoncepcionais e tenho diabetes. Então estava prejudicando minha saude. Tendo problemas de circulação nas pernas. Por isso fiz a retirada. Agora acredito qe vou ter uma vida melhor sem hemorragia sem tomar antcpcional sem perigo de ter uma gangrena nas pernas.Estou felíz. Adorei a oportunidade de dividar esta experiencia. Bjo

catia rochana disse...

olá,estou preste a fazer a minha histerectomia tenho vários miomas e estou ansiosa com a mesma.

catia rochana disse...

CATIA 37 ANOS.

Anônimo disse...

ola;tenho 40 anos,efiz histerectomia total á 16 dias.estou bem ,porem com uma pequena infecção bem no meio a onde ouve o corte.o q fazer.?bjs Nilce paula

Ligia Stos. Frota. disse...

Olá, fiz a cirurgia há nove dias. Estou ótima nem parece que fiz. ..mesmo assim estou fazendo repouso,quero continuar bem. É uma cirurgia simples, não precisam ter medo de fazê - lá, se seu médico acha necessário, faça! Oúnico problema, é que tenho que me policiar a cada segundo, pois esqueço que estou convalescendo. ..se deixar lavo, passo, corro uma maratona rsrs. Mas sei que a recuperação é super importante. Beijos à todas.

Anônimo disse...

Vou fazer daqui três dia histerectomia total gostaria de saber se engorda tenho medo de sair do meu peso gostaria de uma resposta

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.