sexta-feira, 9 de março de 2012

SÍNDROME DE CROUZON- SINTOMAS, TEM TRATAMENTO?


Existem algumas doenças ou síndromes, que causam realmente espanto. Algumas raras, outras nem tanto, todas merecem receber o tratamento ideal e quanto antes, melhor. Entre as muitas doenças conhecidas pelo meio médico existe uma que pode parecer estranha, a Síndrome de Crouzon que é também conhecida como disostose crânio-facial tipo 1 e é extremamente rara e se caracteriza por deformar o desenvolvimento dos ossos da face e do crânio, fazendo com que a criança tenha uma aparência diferenciada. 

Ainda na década de vinte, já se pode constatar esta síndrome e então começar os estudos que foram aprofundando no decorrer de todos estes anos e assim conseguir melhores recursos para seu tratamento. Para isto foi preciso muitos estudos e pesquisas para se chegar ao nível de desenvolvimento que hoje se encontra.
A doença foi descrita pelo cientista Octave Crouzon no ano de 1921 que percebeu além da má formação do crânio e da face, também exoftalmia que pode ser chamado também de olhos esbugalhados, pois os olhos saltam de suas órbitas e ainda podem apresentar nos pacientes um retardo mental moderado interferindo no seu desenvolvimento neuropsicológico. 

Os sintomas podem aparecer de formas variadas em pacientes diversos, mostrando-se confuso para quem não é da área e não tenha experiência suficiente em tratamentos da síndrome de Crouzon.

Os sintomas nas pessoas que têm a síndrome de Crouzon são visíveis, como a fronte larga, abaulamento da região da fronte anterior, achatamento da região occiptal; protuberância fronto-occiptal dando ao crânio do paciente um aspecto parecido com uma torre.

Publicidade:


Os pacientes ainda têm uma má oclusão dentária,estreitamento do palato, fenda palatina e úvula bífida, com lábio superior curto, contrastando com lábio inferior e língua que são mais proeminentes. 

Estes são os principais sintomas e quem não tem conhecimento da síndrome de Crouzon pode até confi-la com alguma outra síndrome, por isto a necessidade de avaliação por um médico experiente que fará todos os procedimentos necessários para sua confirmação e posterior início do tratamento.

Um dos casos mais famosos e conhecidos é a filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, a pequena Rafaella possui todas as características dos portadores da síndrome, apesar de oficialmente não ser confirmado pela família e nem desmentido, desejamos muita saúde para a pequena:


O tratamento da doença é feito por meio de cirurgias corretivas, que ajudam a melhorar as funções comprometidas da face e também a aparência do crânio e face dos indivíduos que têm esta doença. Estas cirurgias no entanto, são realizadas somente após exames e consultas onde o médico poderá avaliar a extensão da síndrome, averiguar o histórico do paciente e somente assim poderá definir os primeiros passos para que se tenha início o tratamento. 

Em muitos casos podem ser feitas diversas cirurgias com a participação de equipes multidisciplinares, como neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, otorrinolaringologista entre outros, o que garante um tratamento mais abrangente, oferecendo resultados mais satisfatórios. 

Estes resultados podem ser alcançados com o uso concomitante de próteses, fonoterapia, fisioterapia e outros tipos de tratamentos. Aos primeiros sinais da síndrome de Crouzon, procure seu médico e peça a ele para indicar-lhe um bom profissional, para que comece o tratamento o quanto antes e assim possa oferecer uma vida de melhor qualidade ao paciente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SÍNDROME DE CROUZON- SINTOMAS, TEM TRATAMENTO?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.