quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ALIMENTOS RICOS EM FERRO- TABELA, LISTA


Veja aqui Tabela e Lista dos Alimentos ricos em Ferro.
O ferro é um micromineral que existe em todas as células do nosso corpo, 1/3 do ferro desse ferro fica armazenado no fígado, 1/3 na medula óssea e o restante no baço e em outros tecidos. Nós perdemos ferro naturalmente através da descamação das células da mucosa do tubo digestivo, por isso é essencial repormos esse ferro, o que fazemos através da alimentação.

O primeiro alimento que ingerimos desde quando nascemos e que é rico em ferro é o leite materno, este tem maior absorção do que o leite de vaca, dessa forma as crianças que mamam no peito nos primeiros 6 meses de vida geralmente apresentam reservas de ferro maiores dos que as alimentadas com leite de vaca.

A falta de ferro pode causar anemia, já que o ferro é indispensável à produção da hemoglobina, que é o pigmento dos glóbulos vermelhos, que auxilia no transporte de oxigênio. A anemia pode causar cansaço, fraqueza, sangramento, palidez cutânea, palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. Em pessoas idosas pode haver perda de atenção e dificuldade no raciocínio.

Assim para não sofrer de anemia é necessário incluir em seu cardápio diário alimentos ricos em ferro. A carne é um dos alimentos mais ricos em ferro, mas para quem é vegetariano e outras pessoas alérgicas à proteína animal há muitos outros alimentos ricos em ferro.
Publicidade:


Vamos listas alguns alimentos ricos em ferro de acordo com sua origem para você ter uma idéia.

Alimentos ricos em ferro de origem animal: fígado de galinha, perna de frango, fígado de boi, carne de boi, carne de porco.

Alimentos ricos em ferro frutos do mar: ostras, atum, camarão, caranguejo.

Alimentos ricos em ferro legumes: espinafre, brócolis, ervilhas verdes, folhas de beterraba, batata.

Alimentos ricos em ferro frutas: manga, laranja, mamão, maçã, banana, melão, figo.

Alimentos ricos em ferro grãos: lentilha, feijão, tofu, soja, leite de soja.

Outro alimento rico em ferro são as algas, fazendo com que ela tenha mais ferro que as plantas terrestres, já que o cálcio e o ferro tendem a acumular-se em maior quantidade nelas. Além disso, as algas também fornecem muito iodo, o que é essencial para a função da tireóide.

E para as pessoas vegetarianas não precisam se preocupar com a ingestão de ferro, já que há uma grande quantidade de alimentos vegetais ricos em ferro à sua livre escolha. A beterraba, por exemplo, tem alto teor de ferro e auxilia na produção de hemoglobina, ela pode ser feita tanto em forma de salada como suco.

No caso das frutas, elas podem ser tanto comidas naturalmente quanto tomar o seu suco, assim seria a solução para crianças que não gostam de comer frutas. É importante que sua alimentação seja bem balanceada, não pense somente no ferro, mas também em outras vitaminas para o seu corpo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ALIMENTOS RICOS EM FERRO- LISTA, TABELA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

13 comentários :

Alimentos ricos disse...

os Alimentos com ferro são realmente importantes para nosso organismo.

Alexandra Evangelista disse...

Adorei saber que o ferro está presente em tantos alimentos.

Obrigada!

Alexandra Evangelista disse...

Adorei a matéria.

Estava realmente precisando dessas informações.

Abraço.

sandra saber disse...

obrigada pela informação

Anônimo disse...

Adorei saber que nao e so xarne que tem ferro pois quero ser vegetariana

Anônimo disse...

Amei saber que a carne é rica em ferro,pois amo um churrasquinho.

Anônimo disse...

Amei saber que a carne é rica em ferro, pois amo um chu
rrasquinho. 19 de março de 2013 11:36

Anônimo disse...

Estava precisando me orientar. Estou gestante e meu ferro baixou um pouco e meu GO pediu que eu comesse mais fígado e beterraba, mas quero comer outras coisas a mais para não ter que tomar sulfato ferroso. Como amo, verduras, legumes e frutas, com certeza esse blog me deu altas dicas.
Adorei!

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas sobre alimentos ricos em ferro

Anônimo disse...

Dicas interessantissimas,sou gestante de 21 semanas, esssas informações sobre alimentos ricos em ferro me ajudaram muito .obrigada. Milla .Angra dos Reis.

Anônimo disse...

nossa eu n sabia que tudo isso ten ferro ..
agora da pri min ter uma vida melhor adorei...
abrigada milla. angra dos reis

Anônimo disse...

muito boas essas dicas

Anônimo disse...

hahhaha mto boa a pesquiza adorrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeei

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.