sexta-feira, 30 de setembro de 2011

QUAIS SÃO AS CORES PRIMÁRIAS



Por todo o lado que olhamos nos deparamos com uma gama de cores em um mundo colorido com cores alegres, tristes, delicadas ou vibrantes. As cores fazem parte do nosso mundo e estão não só presentes em nós mesmos como tudo a nossa volta.
As cores só podem ser percebidas quando temos luz, pois na verdade a cor é luz. A luz emitida pelo sol ou mesmo por uma lâmpada contém todas as cores do arco-íris. A cor branca é a união de todas as cores que podem ser separadas, pois isso uma cor é formada quando o reflexo da luz não é absorvido por um pigmento. Desse modo podemos perceber a cor que é uma sensação provocada pela luz sobre nossos olhos.

As cores primárias são conjuntos de cores que combinadas podem originar uma grande variedade de cores. Elas são chamadas primárias, pois todas as outras cores se originam delas. Nós humanos podemos enxergar as três cores, pois temos uma visão colorida tricromática, isto é, a capacidade de enxergar as três cores, graças à ação de múltiplas células sensoriais.

As cores primárias são o vermelho o azul e o amarelo, mas dependendo do segmento as cores primárias podem mudar como, por exemplo, em combinações aditivas de cores, que resultam em cores auditivas, como em projetores de luz sobrepostos, então as cores primárias usadas são a vermelha, verde e azul.


Publicidade:


Já nas combinações subtrativas de cores como na mistura de pigmentos ou corantes as cores primárias usadas são os famosos vermelho, azul e amarelo, muito popular entre artistas. Mas o certo é classifica-las em ciano, magenta e amarelo.

O vermelho é uma cor forte que simboliza a vitalidade, energia e coragem, O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que simboliza a concentração.

Por isso se diz que a escolha de cores primárias é algo de livre escolha como também em um processo fotográfico antigo em que eram usadas laranja, verde e violeta como cores primárias.

A combinação duas cores primárias resulta em uma cor secundária. Como no caso das cores primárias vermelho, azul e amarelo. A união das cores amarela e azul resultam em verde, a união de vermelho e azul resulta em roxo e amarelo e vermelho laranja. Então as cores verde, roxo e laranja são consideradas secundárias nesse caso.

As cores terciárias por outro lado é a mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. Como marrom, por exemplo, que é a mistura de vermelho com preto. Também há as cores neutras que são usadas como complemento de outra cor, já que elas têm pouco reflexo. Essas cores são o branco, o cinza e o marrom. O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor e o cinza é a mistura do branco com preto.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
QUAIS SÃO AS CORES PRIMÁRIAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.