sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HIGIENE CORPORAL INFANTIL



As crianças são mais suscetíveis a doenças do que os adultos, por isso desde pequenos os pais devem ensinar hábitos de higiene para as crianças, assim elas apreenderão a se cuidar evitando várias doenças.
É importante que a criança aprenda a ter cuidados com a alimentação, escovação dos dentes, banho, higiene das mãos, cabelos, entre muitos outros. A limpeza e a saúde bucal, por exemplo, são essenciais para que ocorra o bom aproveitamento dos alimentos saudáveis no organismo das crianças, pois os dentes e a gengiva agem juntos para proporcionar uma boa salivação, assim facilitando a mastigação e a trituração dos alimentos.

E também uma boa escovação dos dentes evita a placa bacteriana que se forma quando restos de comida se misturam com bactérias presentes na saliva e assim pode causar cáries, o que é muito incômodo para as crianças. O uso do fio dental é necessário para que sejam retirados os restos dos alimentos que se alojam entre os dentes, principalmente quando a criança está na fase de troca de dentes. Já que dentes de leite bem cuidados geram dentes permanentes saudáveis.
Fazer gargarejos na boca com anticépticos infantis também é muito bom, assim é possível manter a boca das crianças sem bactérias. Para habituar os filhos a usar esses produtos é importante que as mães coloquem na mochila escolar um kit de higiene pessoal com uma toalha para secar as mãos e o rosto, uma escova de dente, creme dental, sabonete líquido e pente.

Claro que além do cuidado com a boca, o com o corpo também é essencial, por isso o hábito de tomar banho é fundamental, pois mantém a pele bem limpinha.

Publicidade:


O certo é que a criança tome banho no retorno da escola, já que elas transpiram durante as atividades escolares e isso ajuda a retirar as células mortas e eliminar bactérias.

O cuidado com as unhas também é fundamental, as unhas das crianças sempre devem estar bem cortadas e limpas. O hábito de lavar as mãos sempre antes das refeições e depois de utilizar o banheiro ou mesmo brincar deve ser ensinado, lavando bem entre os dedos e enxaguar com bastante água.
Os cabelos também devem ser bem lavados e penteados, por isso é importante ensinar as crianças como lavar o cabelo corretamente e penteá-los, assim serão evitados os piolhos e caspas.

Outros hábitos como assuar o nariz com lenço de papel ou papel higiênico, tampar a boca quando for tossir ou espirrar, não colocar a mão suja nos olhos, não colocar o dedo no nariz, entre outros devem ser ensinados, pois além de ser hábitos nada saudáveis, também vai fazer com que os outros pensem que seus filhos são crianças mal-educadas. E você ensinando bem seus filhos vai proporcionar que eles sejam adultos saudáveis.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HIGIENE CORPORAL INFANTIL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Anônimo disse...

eu gostaria desaber qual melhor remedio pra acabar com piolho

Rita de Cassía disse...



Amei amei amei seu blog, me ajudou muito




Pesquisas relacionadas:

Atividades colorir higiene e saúde

Projetos sobre Higiene para educação infantil

Atividades dia mundial da saúde

Atividades sobre higiene corporal

Atividades sobre higiene e saúde

Atividades sobre higiene educação infantil

Atividades sobre higiene e hábitos saudáveis

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.