quinta-feira, 2 de junho de 2011

IPVA 2012 PR, CE, BA- TABELA, CONSULTA





Quem tem carro sabe: o início do ano é época de desembolsar um imposto que pode ficar bastante alto para quem não se preveniu.

O IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor - é enviado a todos os proprietários de veículos, seja caminhão, moto, carro, ônibus ou carreta, nenhum está livre do pagamento, sendo que o não pagamento do imposto pode acarretar até mesmo apreensão do veículo pelas autoridades. Assim, sabendo da cobrança do IPVA no início do ano não tem nenhuma justificativa ter problemas para o pagamento do mesmo, sem comprometer as despesas de início do ano, visto que o contribuinte pode se prevenir, durante o decorrer do ano, fazer sua reserva financeira para saldar o IPVA, inclusive efetuando o pagamento à vista e conseguindo um bom desconto.

O imposto é arrecadado visando os cofres municipais e estaduais e é usado para investimentos na educação e saúde, assim o governo incentiva o pagamento deste imposto que gera muita receita aos cofres públicos.
Cada estado brasileiro tem uma alíquota que é cobrada a partir do valor de venda do carro, ou seja, do valor de mercado, estas alíquotas podem variar entre 1% a 6%, dependendo do estado.

No ano de 2011, as alíquotas para os estados do Paraná, por exemplo, foi de 2,5%; do estado do Ceará foi de 2,5% e no estado da Bahia foi de 2,5% a 3,5%. Os proprietários de veículos devem ficar atentos, pois estas alíquotas podem variar para o ano de 2012 e com a variação é lógico que o valor aumenta também. Como 2010 foi um bom ano para a economia brasileira e houve uma defasagem no valor dos veículos usados, o IPVA em muitos estados ofereceu um desconto significativo. Mas para 2012 já não se espera um desconto para o imposto, então, prevenir é o melhor a ser feito.

É bom o proprietário ficar atento aos sites dos DETRAN do estado no qual o seu veículo está licenciado. 

Poderá ser liberada a consulta a qualquer momento.
Para o estado do Paraná o site é:
No Ceará, o site a ser consultado é:
E no estado da Bahia é:

Para verificar os valores e se programar para o pagamento do tributo que na maioria dos estados tem desconto para o pagamento à vista ou com parcelamento se for o caso de o proprietário não ter condição de pagar à vista.
O pagamento do IPVA no início do ano é uma certeza. Assim como outras despesas que chegam nesta época. Não deixe para se preocupar com os pagamentos, quando as faturas chegarem, previna-se desde agora, reserve um pequeno valor mensal, até o final do ano e com certeza, quando o IPVA chegar, você poderá pagá-lo à vista, sem comprometer-se financeiramente e ainda conseguir um bom desconto pelo pagamento à vista.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
IPVA 2012 PR, CE, BA- TABELA, CONSULTA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.