sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Trabalho sobre Equinodermos


Veja abaixo informações de trabalho sobre Equinodermos, que são animais invertebrados pertencentes ao filo Echinodermata. Entre suas principais características está a presença de espinhos em sua epiderme como se refere o nome de seu filo. Esses espinhos não só os protegem como ajudam em sua locomoção. 
Trabalho sobre Equinodermos
  Geralmente esses animais tem vida livre como no caso de estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e bolacha-da-praia, no entanto algumas espécies como crinoides vivem fixos ao substrato rochoso. Entre outras características que eles têm é a simetria radial (em que um eixo passa através do animal e as partes se repetem em volta desse eixo), sendo assim eles se locomovem por baixo, através de estruturas que se assemelham a pequenas pernas, a única exceção são os comatulídeos que se locomovem utilizando os braços. 

 Apesar de serem invertebrados esses animais tem características parecidas com os cordados, pois possuem celoma verdadeiro e são deuterostômios, sendo que seu blastóporo, orifício embrionário, origina o ânus desses animais. Todas as espécies pertencentes a esse grupo são marinhos ou bentônicos (vivem no substrato como os crinoides). Esses animais possuem um sistema nervoso central simples, composto por uma pequena rede nervosa, em que os neurônios se encontram conectados aos órgãos centrais. 
Trabalho sobre Equinodermos
Os equinodermos possuem indivíduos femininos e masculinos e sua reprodução é sexuada, no entanto não há contato entre eles, sendo que a liberam o óvulo e espermatozoide dentro da água, sendo que a fertilização ocorre externamente. O zigoto se desenvolve dentro de um ovo, de onde nascem larvas que se locomovem próximas à superfície da água através de cílios. 
Publicidade:
Posteriormente elas vão para o fundo do mar, onde se tornam adultos. Há alguns casos que a reprodução é assexuada, como em algumas estrelas-do-mar que se reproduzem através da clivagem do disco central, sendo que cada um se regenera e se reproduz na fase larval. 
Trabalho sobre Equinodermos
 A regeneração é outra característica marcante desse grupo, sendo observada especialmente nas estrelas-do-mar, algumas delas são capazes de regenerar todas as partes danificadas ou perdidas dentro de alguns meses, mesmo que essas partes sejam pequenas como um braço e um quinto do disco ventral. Quanto a alimentação, os equinodermos se alimentam de animais vivos ou mortos, como caramujos, bivalves, crustáceos, poliquetas, outros equinodermos e até peixes. 

As estrelas-do-mar, por exemplo, tem uma alta capacidade para detectar e localizar presas, pois percebem substâncias liberadas na água e apesar de serem lentas podem até mesmo localizar uma presa enterrada, cavando o substrato até alcançá-la. 
Leia mais em:
 Existem cerca de 7 mil espécies de equinodermos no mundo, as quais são divididas em seis classes, entre elas Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (ofiúros), Echinoidea (ouriços-do-mar), Holothuroidea (pepinos-do-mar), Crinoidea (lírios-do-mar) e Concentricycloidea (margaridas do mar). Esse é o maior filo animal totalmente marinho.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho sobre Equinodermos
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.