quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Plantas Medicinais Brasileiras


Veja abaixo informações sobre as plantas medicinais brasileiras, quesão caracterizadas pela espécie vegetal, de sua eficácia e dos riscos de seu uso, assim como, pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. 
Plantas Medicinais Brasileiras
O Brasil é um país rico em biodiversidade de plantas, pois como na maior parte do território o solo é fértil, elas crescem facilmente, formando uma grande variedade. Há diversas plantas medicinais brasileiras, as quais podem ser usadas para várias finalidades, sendo capazes de tratar diferentes doenças e problemas médicos. Confira algumas delas e seus usos a seguir: Alcachofra – essa planta é rica em ferro e cálcio, podendo repor os sais do organismo e também tem ação antioxidante.

 É boa no tratamento de arteriosclerose, diabetes, infecções urinárias, hepatobiliares, hipertensão, obesidade e reumatismo. Arruda – normaliza o ciclo menstrual, boa para o tratamento de varizes, dores, inflamações, asma, bronquite, insônia, reumatismo, flatulência, infecções do fígado, da pele e intestinais. Alecrim – é bom para o coração, no tratamento de reumatismo, caspa, depressão, cansaço, gases e cicatrização de feridas. 
Plantas Medicinais Brasileiras
Alfafa – ajuda a baixar o colesterol, boa para o tratamento de osteoporose, raquitismo e pode ser usada como relaxante. Babosa – boa no tratamento de infecções da pele, reumatismo úlceras, anemia, prisão de ventre, verminose, câncer, AIDS, imunodepressão e infecções respiratórias. Folhas de Ameixa – boa para prisão de ventre e azia. Arnica – pode ser usada como anti-inflamatória, no tratamento contra reumatismo, atrite, artrose e dores. 
Publicidade:
 Bálsamo – bom para incontinência urinária e expectorante, também podendo ser usado em infecções da pele. Cacto – bom como cardiotônico, combatendo palpitações e síndromes cardíacas. Cajueiro – boa no tratamento da diabetes, colesterol e triglicérides. Camomila – essa planta é muito usada em forma de chá, sendo boa em tratamentos estomacais, cólicas de crianças e enxaqueca. 
Plantas Medicinais Brasileiras
 Canela – é um bom estimulante, agindo contra gripes, resfriados e febres. Cavalinha – é um ótimo diurético, sendo usada no tratamento contra o excesso de ácido úrico, circulação, hipertensão e rins. Cedro – é bom no combate a febres altas, disenterias, fraqueza e dores musculares. Eucalipto – limpa as vias respiratóricas e age como balsâmico. Gengibre – bom no tratamento de asma, bronquite, rouquidão e colesterol. 

Quebra-Pedra – planta boa para tratar pedras nos rins, daí o seu nome, também ajuda em problemas de bexiga, cistite, distúrbios da próstata, fortifica o estômago, elimina ácido úrico e ajuda no tratamento de hepatite. Guaraná – um estimulante físico e mental. Jatobá – age como balsâmico e também é bom no tratamento de bronquite, laringite e orquite. Jequitibá – deve ser usada em gargarejos, sendo boa para tratar aftas, anjina e amigdalites. 
Leia mais em:
Limão Bravo – bom no combate de friagem, tosse, bronquite e resfriados. Linhaça – funciona como um laxante mais leve e no tratamento de gases intestinais. Maçã – ajuda na digestão, age como relaxante e combate a debilidade estomacal. Maracujá – ótimo calmante, agindo contra a insônia e alcoolismo. Essas são algumas das plantas medicinais que temos no Brasil, há muito mais além dessas. Mas antes de usá-las pesquise e procure um médico para lhe orientar em seu uso, pois algumas se usadas em excesso podem se tornar tóxicas e fazer mal ao organismo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Plantas Medicinais Brasileiras
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.