terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como Descartar Pilhas Usadas Corretamente


Veja abaixo informações de como descartar pilhas usadas corretamente, que podem causar grande perigo principalmente ao meio ambiente devido a seus compostos químicos, e levam aproximadamente 450 anos para se decompor.
Como Descartar Pilhas Usadas Corretamente
 As pilhas são usadas em rádios, lanternas, brinquedos, etc., mas quando acabam são descartadas de forma indevida. É importante saber como descartar as pilhas usadas para ajudarmos na preservação do meio ambiente. O que fazer com as pilhas usadas? Vários são os objetos que temos em casa que utilizam pilha, como os brinquedos, relógios entre tantos outros itens. 

O problema é que quando esta pilha acaba, nós simplesmente a substituímos por uma pilha nova e esta usada, é jogada no lixo. A pilha jogada no lixo poderá vazar um líquido altamente tóxico que irá acumular na natureza. Dependendo do local onde o lixo vai sendo acumulado esta substância tóxica poderá chegar até a água e contaminar rios, trazendo grandes prejuízos. 
Como Descartar Pilhas Usadas Corretamente
A pilha tem substâncias perigosas ao meio ambiente, como o mercúrio, o chumbo, entre outras. Estas Substâncias contaminam o solo, chegam aos lençóis freáticos, contaminam rios, lavouras, o problema é muito maior do que possamos imaginar. Outro perigo muito sério é se algum animal entrar em contato com esta pilha usada, certamente irá ser intoxicado. 
Publicidade:
O problema do descarte de pilhas usadas é comum na grande maioria das cidades brasileiras, visto que os municípios não contam com uma política que cria postos de coleta destas pilhas. O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - está preocupado com esta situação e lançou regras que se referem ao descarte destas filhas. Além de estabelecer regras quanto ao descarte ainda é estipulado formas para o transporte e reciclagem das pilhas usadas.
Como Descartar Pilhas Usadas Corretamente
É possível descarta-las em locais indicados na própria embalagem do produto
 Assim, todo consumidor deverá ser informado sobre o local onde as pilhas usadas deverão ser descartadas, de preferência informando o endereço dos postos de coleta deste material. Na própria embalagem do produto você poderá obter informações sobre como ou onde descarta a pilha depois de utilizada. 

O importante é o cidadão não ficar esperando que alguém bata à sua porta oferecendo o serviço de coleta destas pilhas, cada um de nós deve ter esta responsabilidade, de buscar em nosso município informações sobre o correto descarte do material e ajudar na divulgação destas informações para conscientizar um maior número de pessoas. As novas regras do IBAMA estão em vigor desde 2009 mas ainda há muitos municípios por todo o Brasil, descartando as pilhas usadas juntamente com o lixo doméstico, o que é um erro gravíssimo! 
Leia mais em:
Nos municípios onde já existam postos de coletas de pilhas usadas o cidadão deverá utilizá-los e divulgar o endereço para amigos e vizinhos. As pilhas usadas deverão ser levadas a estes postos de coleta. Onde não há estes postos, informe-se na própria embalagem da pilha ou no estabelecimento onde adquiriu a pilha para que possa ser orientado sobre o correto descarte do material.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Como Descartar Pilhas Usadas Corretamente
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.