terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como Descartar Medicamentos Vencidos


Veja abaixo informações de como descartar medicamentos vencidos, que deve ser feito em lugares adequados que serão levados aos postos de distribuição, evitando assim males a saúde e também ao meio ambiente.
Como Descartar Medicamentos Vencidos
Não podemos descartar medicamentos vencidos no lixo comum, cada medicamento precisa receber um tratamento adequado para que não contaminem o meio ambiente. Em casa, sempre temos vários medicamentos que podem ser utilizados em diversas ocasiões, seja quando estamos com dor de cabeça, febre, dor de dente, enjoo, etc. O problema é que estes medicamentos possuem uma data de validade e quando eles estão vencidos são jogados no lixo doméstico o que constituiu um grave erro! 

O descarte de medicamentos vencidos somente deverá ser feito nos locais adequados, para que possamos evitar danos ao meio ambiente. Quando você jogo remédios vencido no lixo de sua casa, estes remédios vão para os aterros e acabam entrando em contato com a terra e até mesmo com um lençol freático, vindo a contaminar pastos, lavouras, rios, trazendo sérias consequências.
Como Descartar Medicamentos Vencidos
O descarte pode ser feito em farmácias que possuam lixeiras próprias para descarte
 Municípios de todo o Brasil já estão se movimentando para reverter este quadro, em São Paulo por exemplo a prefeitura fez parcerias com empresas privadas que passaram a receber estes medicamentos vencidos. Há postos de coletas em supermercados, farmácias e vários outros estabelecimentos espalhados por toda a cidade. 
Publicidade:
Os medicamentos vencidos são levados a estes postos de coleta e depositados em um local específico. Depois, as empresas responsáveis fazem a coleta destes medicamentos, levando-os para um adequado tratamento. Mas infelizmente são muitos os municípios que ainda não contam com um programa deste. E o problema dos medicamentos vencidos não para de crescer. As pessoas quando estão com uma doença, ou mesmo que seja algo mais simples como uma tosse ou até mesmo uma dor de cabeça, compram medicamentos que nem sempre serão utilizados em sua totalidade. 
Como Descartar Medicamentos Vencidos
O descarte pode ser feito também na unidade de saúde mais próxima
Os medicamentos que sobram ficam guardados, pois a pessoa julga que se ela tiver uma recaída não precisará comprar os medicamentos novamente. O problema é que este medicamento atinge sua data de validade e então são jogados no lixo comum. Mas o problema não é somente das prefeituras que não buscam projetos para o recolhimento dos medicamentos vencidos, boa parte da culpa desta situação é do próprio cidadão! 

Uma pesquisa recente mostrou que mais de 90% das pessoas não têm a menor preocupação sobre o descarte de medicamentos. Mas a boa notícia é que há várias associações e também empresas do setor farmacêutico que estão determinadas a contribuírem ao máximo para amenizar o problema. Os medicamentos vencidos são separadas em vários grupos, sendo que cada um destes grupos irá receber um destino diferente. 
Leia mais em:
Vale lembrar que algodão, agulhas, seringas e gazes utilizados também devem ser descartados de forma correta. Informe-se em sua cidade sobre os postos de coleta de medicamentos vencidos e caso não existam ainda, dê esta ideia para que possa ser analisada, afinal é de suma importância que todos os medicamentos vencidos tenham um destino adequado para preservarmos o meio ambiente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Como Descartar Medicamentos Vencidos
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.