terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como Descartar Chapas de Raio X


Veja abaixo informações de como descartar chapas de raio x, que não podem ser jogados em lixos domésticos já que sua composição tem uma grande quantidade de materiais tóxicos como amônia e cromo. 
Como Descartar Chapas de Raio X
As chapas de raio-x não devem ser acumuladas em casa e nem descartadas como o lixo comum.
As muitas chapas de Raio X que são descartadas diariamente precisam ter um destino correto, do contrário irão prejudicar bastante o meio ambiente, contaminando solo e rios. O Raio X foi descoberto no ano de 1895, por Wilhelm Conrad Rontgen, físico alemão. Raio X é a emissão eletromagnética, como a luz visível e desde sua descoberta tem ajudado e muito a toda a humanidade. 

Quando foi descoberto, os cientistas sabiam muito pouco, quase nada, a respeito desta descoberta, já no início do século XX, estudos comprovaram evidências experimentais de que estes raios eram constituídos por partículas. A detecção do Raio X é feita de várias formas, como nos "filmes fotográficos" o que tem permitido com louvor, o uso do Raio X na medicina através das radiografias. 
A prata, material presente nas chapas de raio-x, é extraída e reaproveitada.
  A descoberta do Raio X foi por acaso, Roentgen havia colocado diversos objetos em seu tubo de ensaio mas percebeu que ele continuava a brilhar, foi então que ele colocou a sua mão para ver o que acontecia e então teve a surpresa de ver que a silhueta de seus ossos era projetada na tela! Com esta descoberta, os médicos puderam ver através do corpo humano e assim examinarem com uma facilidade muito maior os nossos ossos para detectarem fraturas, cavidades e até mesmo algum corpo estranho como acontece quando alguém engole algo por acidente.
Publicidade:
 A máquina de Raio X possui um par de eletrodos, um cátodo e um ânodo que estão localizados no Tudo de Vidro a Vácuo. Na sala de Raio X há uma blindagem grossa, feita de chumbo, de forma a evitar que o Raio X possa ir em todas outras direções. Há uma placa atrás do paciente ou do membro a ser submetido ao Raio X que recebe e grava os raios que são lançados e passam através do corpo da pessoa. 
As radiografias velhas precisam ser deixadas nos pontos de coleta.
A imagem final fica como se fosse um "negativo" que vemos nas antigas máquinas fotográficas. O osso, que é a parte mais dura do corpo irá aparecer em branco e as áreas que recebem mais luz ficam escuras. Ainda há pessoas que guardam suas chapas de raio-x mas depois de um tempo estas chapas acabam sendo descartadas e de forma muito errada, são jogadas no lixo comum. 

Na parte escura destas chapas há uma grande quantidade de material tóxico que poderá contaminar o solo e até mesmo atingir um lençol freático. Por isto, em algumas cidades já começam a ser abertos postos de recolhimento destas chapas. Em São Paulo há o posto de coleta no Instituto Central do Hospital das Clínicas. As chapas recolhidas são repassadas ao Fundo Social de Solidariedade que repassam estas chapas a empresas que dão um destino correto às mesmas. 
Leia mais em:
 A chapa de Raio X fica de molho em um recipiente com uma mistura que contém Soda Cáustica. Depois de um tempo a parte escura da chapa de Raio X se desprende e para um outro tanque segue a "Prata" para ir para a fundição. Para se ter ideia, é preciso 50 mil chapas de Raio X para se conseguir uma barra prata com peso de 5 quilos. O plástico que sobra também é reciclado, servindo para várias utilidades. E assim a natureza fica livre de todas estas substâncias tóxicas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Como Descartar Chapas de Raio X
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.