quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Trabalho sobre 3 Poderes- Executivo, legislativo e Judiciário


Veja abaixo informações de trabalho sobre os 3 poderes- Executivo, Legislativo e Judiciário. É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a Constituição Federal brasileira atribui a função jurisdicional. 
Trabalho sobre 3 Poderes- Executivo, legislativo e Judiciário
Brasões do Executivo, legislativo e judiciário respectivamente
 O Governo do Brasil é uma República federativa constitucional presidencialista, sendo que sua administração é organizada em três Poderes, entre eles o Executivo, Legislativo e Judiciário, como determinado no Plebiscito de 1993. Assim como o Brasil, a maioria dos governos de outros países são divididos em três poderes. O Poder Executivo é o mais conhecido, sendo representado pelo Presidente da República e seu Gabinete de Ministros e Secretários. 

Seu papel é aplicar leis, manter as relações do país com as outras nações, manter as forças armadas e administrar órgãos públicos de serviços à população. Em outros países o poder executivo é realizado pelo primeiro-ministro e o monarca, isso em países parlamentaristas, já em outros que são totalmente monárquicos, o monarca assume essa função. 
Trabalho sobre 3 Poderes- Executivo, legislativo e Judiciário
No caso do Brasil o presidente ainda conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros. Também fazem parte do poder executivo os governadores dos estados e prefeitos da cidade. O mandato dos cargos executivos duram 4 anos, sendo eleitos pelo povo, no caso de países democráticos. As eleições são feitas a cada quatro anos. 
Publicidade:
 O Poder Legislativo tem como principal função a elaboração das leis que regulam o Estado e fiscalizar para ver se essas leis estão sendo cumpridas. No caso do Brasil função é exercida pela Câmara de Deputados e pelo Senado. O mandato dos Senadores é de 8 anos e dos Deputados Federais 4 anos, sendo também eleitos através de eleições. Mesmo no caso dos senadores as eleições também são feitas a cada quatro anos, onde são renovas 1/3 e 2/3 da Câmara. 
Trabalho sobre 3 Poderes- Executivo, legislativo e Judiciário
 Já o Poder Judiciário tem como papel julgar de acordo com as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. No Brasil ele é dividido em quatro áreas jurisdicionais, entre elas, justiça comum, justiça do trabalho (que lida com matérias relativas ao trabalho e suas relaçoes), justiça eleitoral (julgamento e administração do processo eleitora e tudo a ele relacionado) e justiça militar (processa e julga crimes militares). 

 Essas justiças são organizadas em duas estâncias, e uma instância superior, que são colegiadas por Tribunais superiores compostos por ministros. No Supremo Tribunal Federal temos 11 ministros que são apontados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado. 
Leia mais em:
O Superior Tribunal de Justiça que cuida da justiça comum, sendo que existem os tribunais federais abaixo dele que cuidam dos assuntos de cada estado, ainda há o Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar. Esse é o único Poder em que a população não participa de sua eleição. Além disso, quem tem o papel de controlar o poder judiciário é o Conselho Nacional de Justiça.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho sobre 3 Poderes- Executivo, legislativo e Judiciário
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.