segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tipos, Grupos Sanguineos: Resumo


Veja abaixo informações dos tipos, grupos sanguíneos, suas características e funcionamento. Entenda também suas diferenças e como podem ser doados entre mesmos tipos ou não.
Tipos, Grupos Sanguineos: Resumo
Confira um breve resumo sobre os tipos ou grupos sanguíneos. O sangue é um tecido conjuntivo altamente importante em nosso organismo, pois é através dele que são transportados oxigênio e nutrientes para diferentes sistemas e órgãos, assim garantindo o bom funcionamento do corpo. Ele é formado por hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma, elementos funcionais, cada qual com sua função e importância. 

Apesar de biologicamente o sangue humano conter a mesma composição, ele é diferenciado de uma pessoa para outra através de antígenos eritrocitários, sendo que cada um de nós possui um conjunto diferente desses antígenos. Eles se encontram na superfície das hemácias, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura destes compostos. 
Tipos, Grupos Sanguineos: Resumo
Divisão de tipos sanguíneos e suas características
Através deles podemos definir os grupos ou tipos sanguíneos. É praticamente impossível encontrar duas pessoas que tenham a mesma composição antigênica, no entanto podemos possuir o mesmo tipo de antígeno que outras pessoas e é isso que possibilita a transfusão de sangue e até transplante de órgãos. O ser humano conhece cerca de 27 sistemas antigênicos, mas os mais importantes são o sistema ABO e o sistema Rh, pois são os que estão mais relacionados às reações que podem acontecer em caso de transfusões de sangue incompatíveis. 
Publicidade:
 O sistema ABO foi o primeiro grupo sanguíneo a ser descoberto, ele se carateriza pela presença ou ausência dos antígenos A e B, chamados de aglutinógenos. O sistema é dividido em tipo A, B, AB e O. Pessoas do tipo A possuem apenas o antígeno A, apresentando anticorpos anti-B, por isso pode receber sangue dos grupos O e A pode doar para os grupos A e AB. 
Tipos, Grupos Sanguineos: Resumo
Divisão de tipo sanguíneo da população mundial
 Pessoas do tipo B possuem apenas o antígeno B, apresentando anticorpos anti-A, por isso podem receber sangue dos grupos O e B, e doar para os grupos B e AB. Pessoas do tipo AB possuem os dois antígenos e nenhum anticorpo, portando podem receber sangue de qualquer grupo, mas apenas doam para o próprio tipo.

 Pessoas do tipo O não possuem nenhum dos antígenos, apresentando os anticorpos anti-A e anti-B, portando podem receber sangue apenas do grupo O, mas doar para todos os grupos. O sistema Rh é determinado juntamente com o sistema ABO, esse sistema é caraterizado pela presença ou ausência do fator Rh, sendo que pessoas que apresentem esse fator são denominadas Rh+ e quem não possui Rh-. 
Leia mais em:
Embora com as pesquisas avançadas conheçam-se atualmente mais de 40 antígenos diferentes que pertencem ao sistema. Quem possui Rh negativo e pertence ao grupo e pode doar para qualquer tipo sanguíneo, sendo conhecido como o doador universal. O contrário de quem possui Rh positivo e pertence ao grupo AB, não podendo doar a ninguém a não ser a si mesmo e podendo receber de todos os tipos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Tipos, Grupos Sanguineos: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.