quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Teorias Sociais e Políticas do Século XIX


Veja abaixo sobre as Teorias Políticas e Sociais do Século XIX, conheça todos os assuntos ligados a pensadores socialistas, anarquistas entre outros que levam a questões de hoje sobre política e a sociedade.
Teorias Sociais e Políticas do Século XIX
 O século XIX foi marcado por revoluções e oposições ao regime monárquico. Os burgueses, a classe trabalhadora e camponeses se viam explorados pela nobreza e aristocracia, desejando ter oportunidades melhores, assim surgiram diversas teorias sociais e políticas, numa tentativa que seus ideais fossem alcançados. 

 Entre as teorias mais famosas está o socialismo utópico, naquela época em toda a Europa imperava o capitalismo que favorecia burgueses e as classes altas, mas desfavorecia os trabalhadores e camponeses que viviam em uma realidade miserável. Um dos pensadores mais famosos a falar disso foi Friederich Engels que viu e descreveu a condição miserável em que os trabalhadores viviam. 
Teorias Sociais e Políticas do Século XIX
Charles Fourier,Frederich Engels e Karl Marx
 O socialismo utópico defende a igualdade social, trabalho para todos, cooperativismo, falanstérios (comunidades intencionais idealizadas pelo filósofo francês Charles Fourier, em que cada um trabalharia conforme sua vocação e paixão), voto e igualdade e abolição de propriedade. Essa ideia defendia que não haveria mais classes ociosas, como o clero e a nobreza, mas o proletariado, pessoas que viviam de seu trabalho e a burguesia, formada pelos comerciantes. 
Publicidade:
 Mais tarde veio o socialismo científico defendido por Frederich Engels e Karl Marx. Esse tipo de socialismo diferente do utópico não pensava em uma sociedade ideal e sim na destruição do capitalismo e da burguesia, partindo para uma sociedade comunista. Esses dois pensadores estudaram a fundo o capitalismo desenvolvendo quatro teorias centras explicando o porque desse sistema não dar certo.
Teorias Sociais e Políticas do Século XIX
 Entre elas a teoria de mais-valia, demonstrando a maneira pela qual o trabalhador é explorado na produção capitalista, a teoria do materialismo histórico, que explica que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições econômicas da sociedade, teoria da luta de classes, que afirma que a história humana da sociedade é a história da luta de classes, ou conflito entre exploradores e explorados e o materialismo dialético, onde desenvolveram teorias para compreender a dinâmica das transformações históricas como a formação social, como por exemplo o escravismo, feudalismo e capitalismo que através de suas ações tem a chave para sua destruição.

 Outra teoria foi o anarquismo, filosofia política que defendia a eliminação de todas as formas de governo e a inserção de organizações libertárias baseadas na livre associação, onde todos seriam livres para buscarem sua própria forma para sobreviver, sendo que o auxílio mútuo era uma das ideias mais defendidas pelo anarquismo. 
Leia mais em:
 Outra teoria foi o socialismo cristão que condenava a exploração capitalista, no entanto defendia a harmonia entre trabalhador e patrão, para a formação de uma sociedade mais justa. Essa teoria se idealizava na Teologia da Libertação, um movimento que interpreta os ensinamentos de jesus Cristo para a libertação de condições econômicas, políticas ou sociais injustas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Teorias Sociais e Políticas do Século XIX
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.