quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Revolução Cubana: Resumo


Veja abaixo sobre revolução cubana: Resumo, seus personagens principais, motivos e circunstâncias que levam a fundo na ideologia comunista em Cuba em uma das maiores e mais impressionantes revoluções da história.

Revolução Cubana: Resumo

A Revolução Cubana foi marcada pela queda do capitalismo e a ascensão do socialismo que impera até os dias de hoje em Cuba, ela ocorreu em 1959. Antes da revolução Cuba era dependente dos Estados Unidos, sendo que muitas empresas como as indústrias de açúcar e hotéis eram comandados por grandes empresários norte-americanos. 
Revolução Cubana: Resumo
Havia grandes desigualdades sociais, sendo que muitos viviam na pobreza, o que causava revolta e insatisfação por parte da população cubana. Fidel Castro era um dos principais revolucionários, que opunha fortemente contra o governo de Fulgêncio Batista, então presidente. Fidel Castro tinha princípios socialistas e planejava derrubar o governo, com o intuito de acabar com a corrupção e a influência norte-americana. 
Revolução Cubana: Resumo
Sua primeira tentativa de combater o governo de Batista foi a invasão do Quartel de Moncada em 26 de julho de 1953, onde se encontravam os presos políticos. Com isso Fidel Castro foi condenado a 15 anos de prisão, no entanto ele foi libertado devido a pressão popular, isolando-se no México. Durante esse tempo Fidel Castro conseguiu organizar um grupo de 80 guerrilheiros, instalando-se nas florestas de Sierra Maestra. 
Revolução Cubana: Resumo
Publicidade:
Revolução Cubana: Resumo
Entre os voluntários estava o jovem médico Ernesto Che Guevara que se tornou seu braço-direito. Assim foram feitos vários combates com as forças do governo resultando na morte e prisão de guerrilheiros, no entanto os revolucionários não desistiram e continuaram a lutar, apesar de estar num grupo pequeno. Com o intuito de receber o apoio da população cubana, eles começaram a usar transmissões de rádio para divulgar suas ideias, o que acabou dando certo.
Revolução Cubana: Resumo
 E assim camponeses e operários que estavam revoltados com o governo atual e péssimas condições sociais entraram na luta. Dessa forma o número de combatentes aumentou, o que resultou muitas vitórias, sendo que o exército cubano estava tendo cada vez mais baixas. E assim em 1º de janeiro de 1959 Fidel Castro declarou vitória em um discurso na cidade de Santiago. 
Revolução Cubana: Resumo
Nesse mesmo dia Batista abandonou o país, deixando a capital de Havana, que foi tomada por rebeldes liderados por Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Fidel Castro se tornou o novo presidente e tomou várias medidas para mudar a forma de governo, entre elas a nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária, desapropriação de grandes propriedades, construção de casas populares em regime de cooperativas e reformas nos sistemas de educação e saúde, transformando o país em um governo socialista. 
Leia mais em:
Com isso acabou ganhando apoio da União Soviética durante a Guerra Fria, devido a proximidade geográfica de Cuba com os Estados Unidos, sendo que até hoje conserva seu governo socialista. No entanto os Estados Unidos realizaram uma série de medidas diplomáticas contra Cuba, entre elas o embargo econômico que persiste até hoje. O atual presidente é Raul Castro, irmão de Fidel Castro, devido a seu estado grave de saúde.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Revolução Cubana: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.