quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resumo do Reino Protista


Veja abaixo um breve resumo sobre o reino protista, neles são inclusos os protozoários, confira a mais a seguir sobre as características sobre esse que é um dos cinco reinos que dividem os seres vivos.
Resumo do Reino Protista
O Reino Protista é um dos cinco grupos, nos quais os seres vivos são divididos. Nele se encontram os protozoários, organismos eucariontes unicelulares. Esses seres vivos podem ser autótrofos (assim como as plantas produzem seu próprio alimento através da fotossíntese) ou heterotróficos (incapazes de realizar a fotossíntese). As células desses seres vivos são semelhantes às dos animais e plantas, mas possuem algumas diferentes, entre elas os plastos que se diferem através de sua organização interna de membranas fotossintéticas. 

As algas verdadeiras como as pardas (Feótipas), vermelhas (Rodófitas) e verdes (Clorófitas), pertencem a este grupo, sendo os únicos protistas pluricelulares, sendo formados por tecidos vegetais com bilhões de células, ligadas umas às outras. Os protozoários existem há cerca de 1.500 milhões de anos, sendo encontrados fósseis dessa época juntamente com carapaças de radiolários e foraminíferos. 
Resumo do Reino Protista
 Existem cerca de 20 mil espécies de protozoários, os quais podem ser encontrados especialmente em ambientes aquáticos, como mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. No entanto também há espécies que vivem dentro do organismo de vertebrados e invertebrados, através do mutualismo (em que beneficiam o hospedeiro em troca de alimento e espaço para viver) ou parasitismo (prejudicando o hospedeiro, provocando riscos à sua saúde). 
Publicidade:
 Entre as doenças mais comuns causadas por protozoários temos amebíase, toxoplasmose (Toxoplasma gondii), doença de chagas (Trypanosoma cruzi), giardíase, úlcera de Bauru (Leishmania brasiliensis), malária entre outras. A maioria das espécies possui estruturas para se locomover, uma característica que também difere das células de plantas e animais. Geralmente os protozoários são microscópicos, impossíveis de se ver a olho nu, mas há espécies que chegam a 2 ou 3 mm. Alguns formam colônias livres ou sésseis.
Resumo do Reino Protista
 Os protozoários são classificados de acordo com seu modo de locomoção, sendo divididos em quatro grupos, entre eles rizópodes, cuja locomoção é feita através de pseudópodes, ciliados, cuja locomoção é realizada através de cílios, flagelados, cuja locomoção se dá através de flagelos e os esporozoários, os únicos que não tem sistema de locomoção. 

 Alguns dos protozoários mais conhecidos fazem parte do plâncton, que se encontram em suspensão de corpos de água (mares, rios, lagos) e que são carregados pelas ondas e correntes, fazendo parte do cardápio de peixes e outros animais aquáticos. Esses protozoários juntamente com outros seres se dividem em fitoplâncton, que são aqueles que realizam fotossíntese, sendo responsáveis por mais de 90% da fotossíntese do planeta.
Leia mais em:
 E zooplâncton, protozoários heterótrofos, sendo que também fazem parte do grupo pequenos crustáceos e larvas de invertebrados e peixes. Quanto à reprodução ela é feita de forma assexuada, através da bipartição, onde a célula se divide em duas através da mitose dando origem a duas células geneticamente idênticas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Resumo do Reino Protista
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.