quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Energia Solar Vantagens e Desvantagens


Veja abaixo informações sobre as vantagens e desvantagens da Energia Solar, confira a seguir em resumo uma forma de entendimento sobre um assunto que muitos tem dúvidas que é saber até onde vale a pena ou porque não utilizar esse tipo de energia.
Energia Solar Vantagens e Desvantagens
 A Energia Solar é uma das opções que temos para o futuro, pois é uma energia que não agride ao meio ambiente e seu uso pode ser bem mais em conta, porém, há vantagens e também desvantagens, então precisamos conhecer e saber como proceder para tornar seu uso mais viável. Cada vez mais está crescendo o índice de problemas ambientais relacionados ao fato do homem estar utilizando fontes de energias não renováveis, o que acaba denegrindo o meio ambiente.

 Se de um lado cresce a demanda por energia, por outro aumenta também a preocupação por encontrar uma forma de atender este crescimento sem que para isto seja preciso destruir o meio ambiente. Uma das fontes de energia alternava é a energia solar que é uma das energias que menos agride ao meio ambiente, por se tratar de uma fonte energética renovável e limpa, ou seja, não emite poluente. 
Energia Solar Vantagens e Desvantagens
Esquema de funcionamento de uma placa de energia solar
E como o sol está presente, aquecendo boa parte do planeta, se torna viável e fácil de ser conseguida. A obtenção desse tipo de energia pode ocorrer de duas maneiras, sendo elas: de forma direta ou indireta. A forma direta ocorre através das células fotovoltaicas. Dessa forma, a luz solar ao atingir as células fotovoltaicas, é automaticamente convertida em eletricidade, sendo esta uma das formas mais conhecidas e também já utilizadas. 
Publicidade:
Já a forma indireta é quando se utiliza a luz solar para obter energia elétrica, para isso acontecer é necessária a construção de usinas em locais com grande índices de insolação, sendo que nesses locais serão construídas centenas de coletores solares. Atualmente muitos países estão investindo nessa fonte de energia limpa, como é o caso de Israel, onde a maioria das casas possui coletores solares. 
Energia Solar Vantagens e Desvantagens
Geralmente os locais que mais possuem esses coletores são aqueles mais isolados, secos e ensolarados. Outros países que também utilizam a energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a energia solar está ganhando espaço, mas sua utilização é mais voltada para o aquecimento de água. Hoje no Brasil é grande o número de residências que utilizam o aquecimento solar para a água, mas este é apenas uma das muitas possibilidades de se obter lucro com a energia solar. 

 São vários os aspectos positivos e negativos envolvendo a energia solar! Confira algumas das muitas vantagens da energia solar: Energia limpa, pois não gera nenhum tipo de poluente. Renovável, pois nunca acaba. A manutenção dos equipamentos é de baixo custo, possibilitando seu uso por todas as camadas da população. Conheça agora, algumas das desvantagens da energia solar: Maior investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.  
Leia mais em:
O custo da compra instalação dos equipamentos ainda é muito alto. Em dias nublados ou chuvosos, a produção de energia é bem baixa, podendo chegar a quase zero. O que falta agora é o Governo incentivar a utilização desta energia, para que a população possa cada vez mais optar por seu uso e assim conseguirmos reduzir o impacto no meio ambiente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Energia Solar Vantagens e Desvantagens
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.