terça-feira, 9 de abril de 2013

BIOGRAFIA DE EUCLIDES DA CUNHA- RESUMO


Euclides da Cunha deixou uma valiosa obra literária e agora, através de sua biografia, você poderá conhecer um pouco mais deste escritor que ficou para sempre na história de nosso país. Nascido no dia 20 de janeiro de 1866, na cidade de Cantagolo, estado do Rio de Janeiro, Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha foi um excelente escritor, além de professor, sociólogo, repórter jornalístico e também engenheiro. 
BIOGRAFIA DE EUCLIDES DA CUNHA- RESUMO

Foi com a obra "Os Sertões" que ele se tornou conhecido mundialmente, ao relatar a Guerra dos Canudos, fato histórico aqui do Brasil. Euclides da Cunha viveu em Cantagalo até completar os 3 anos, quando sua mãe veio a falecer e ele passou a viver, juntamente com sua irmã na casa de seus tios maternos, na cidade de Teresópolis, também no estado do Rio de Janeiro. 

Mas no ano de 1871 sua tia faleceu e eles foram morar com outros tios na cidade de São Fidélis, ainda no estado do Rio de Janeiro. Seu pai também era escritor e no ano de 1975 um de seus poemas foi publicado: "A morte de Castro Alves". Euclides da Cunha chegou a morar em Salvador, com sua avó paterna mas logo mudou-se para a capital do Rio de Janeiro, indo estudar no colégio Anglo-Americano. 
BIOGRAFIA DE EUCLIDES DA CUNHA- RESUMO
Seus primeiros poemas foram escritos em 1883, estes poemas foram escritos em um caderno e no ano seguinte é publicado no jornal dos alunos do colégio Aquino o primeiro artigo de Euclides da Cunha, "O Democrata". 
Publicidade:
No ano seguinte, 1885, por não ter condições financeiras, precisou deixar a escola Politécnica onde estava cursando Engenharia. No dia 20 de dezembro de 1888 publica o artigo "A pátria e a dinastia", no jornal A Província de São Paulo. Mas Euclides da Cunha teve artigos recusados, por exemplo, o um dos artigos onde criticava o Marechal Floriano, este artigo foi negado pelo jornal O Estado de São Paulo. Em 1894, por ter protestado através de cartas ao Gazeta de Notícias, foi punido e transferido para Minas Gerais, para a cidade de Campanha. Já no ano de 1897 ele voltou a escrever para O Estado de São Paulo. 

Foi nesta época que ele se tornou correspondente e foi acompanhar bem de perto das tropas em Canudos. Euclides da Cunha se colocou a observar toda a região, as plantas, o ambiente, anotava tudo, até mesmo as expressões dos habitantes da região, informações sobre o clima e também desenhava locais da cidade e também das serras da região. 


Por estar com febre foi retirado do local, mas ainda conseguiu tempo e disposição para expressar sua reprovação pelos muitos feridos na batalham que ficaram gemendo, jogados por todos os cantos. Foi para São Paulo cuidar de sua saúde e depois de alguns meses, estando restabelecido, muda-se para Descalvado e foi então que começou a escrever sua grandiosíssima obra, "Os Sertões". Euclides da Cunha veio a falecer no dia 15 de agosto de 1909, ao trocar tiros com um aspirante Dinorá. 
BIOGRAFIA DE EUCLIDES DA CUNHA- RESUMO
 Confira suas obras que fazem sucesso em muitos países: 1902: Os Sertões 1907: Contrastes e Confrontos 1907: Peru versos Bolívia 1909: À margem da história (póstumo) 1939: Canudos (diário de uma expedição) (póstumo) - Reeditado em 1967, sob o título Canudos e inéditos. 1960: O rio Purus (póstumo) 1966: Obra completa (póstumo) 1975: Caderneta de campo (póstumo) 1976: Um paraíso perdido (póstumo) 1992: Canudos e outros temas (póstumo) 1997: Correspondência de Euclides da Cunha (póstumo) 2000: Diário de uma expedição (póstumo)

Veja Também:
[BIOGRAFIA FILÓSOFO ARISTÓTELES- RESUMO]


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BIOGRAFIA DE EUCLIDES DA CUNHA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.