terça-feira, 19 de março de 2013

SERES VIVOS E NÃO VIVOS- ENSINO FUNDAMENTAL


É no ensino fundamental que aprendemos sobre os seres vivos e não vivos. Confira abaixo um breve resumo  para o ensino fundamental sobre seres vivos e seres não vivos e conheça suas características e como diferenciar um do outro. 

SERES VIVOS E NÃO VIVOS- ENSINO FUNDAMENTAL
 Os seres vivos apresentam características únicas, entre elas sua formação, que se dá através das células, além disso, eles têm necessidade de se alimentar respirar, sendo capazes de se reproduzir e tem um ciclo de vida, que vai desde seu nascimento até sua morte. 

Os seres vivos também possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas como proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas e substâncias inorgânicas como a água e sais minerais. Entre os seres vivos podemos encontrar bactérias, fungos, protozoários plantas e animais. 

Eles são divididos em reino conforme suas características, sendo que as bactérias e as algas azuis pertencem ao Reino Monera, se tratam de seres compostos por uma única célula procarionte. Os fungos ao Reino Fungi, seres compostos por uma ou mais células eucariontes. 
Publicidade:
 Os protozoários pertencem ao Reino Protista, que reúne seres que possuem uma só célula eucarionte. As plantas pertencem ao Reino Plantae, sendo seres pluricelulares, formados por células revestidas por uma membrana de celulose e também são autótrofos, ou seja, são capazes de produzir sua própria energia. 
SERES VIVOS E NÃO VIVOS- ENSINO FUNDAMENTAL
E por fim os animais como aves, peixes, répteis, anfíbios e mamíferos que pertencem ao Reino Animalia, sendo pluricelulares e autótrofos, ou seja não são capazes de produzir sua própria energia. Já os seres não vivos não possuem essas características, são seres inanimados que não possuem vida e nunca morrem. No entanto são essenciais para a vida dos seres vivos, eles se encontram na natureza, entre eles a água, o ar, o solo, os minerais, rochas, energia solar, até mesmo os objetos que possuímos são seres não vivos, afinal eles existem, portando são um ser, mas não vivos, como brinquedos, computador, carros, roupas, móveis, casas. 
A água e o ar são essenciais para nossa sobrevivência, apesar de não terem vida, estão presentes em praticamente todos os seres vivos, pois sem a água não podemos realizar nossas funções metabólicas, essenciais para nossa sobrevivência e sem o ar, as células não trabalham, nem podemos respirar. Na verdade a relação entre os seres vivos e não vivos são essenciais para a dinâmica vital da biosfera, sem ela não existiria vida. 
SERES VIVOS E NÃO VIVOS- ENSINO FUNDAMENTAL
Mas há um ser não vivo que tem causado muitas controvérsias trata-se do vírus, aquele famoso ser que tem causado tantas doenças, entre elas os mais diversos tipos de gripe. Por muitos ele não é considerado um ser vivo, pois apesar de realizar funções vitais como se reproduzir e evoluem em resposta ao ambiente como qualquer ser vivo, porém eles não são capazes de viver por si mesmos, apenas se reproduzindo em tecidos ou células vivas, não apresentando qualquer atividade metabólica quando está fora da célula hospedeira, por isso sem as células, eles simplesmente não existem.

Veja Também:
[SERES VIVOS UNICELULARES E PLURICELULARES]


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SERES VIVOS E NÃO VIVOS- ENSINO FUNDAMENTAL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.