segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O QUE É SUSTENTABILIDADE?- CONCEITO


É de fundamental importância saber o conceito de sustentabilidade e colocá-lo em prática para que as gerações futuras possam encontrar um planeta que ofereça condições à vida. De uma forma simples, vamos responder a pergunta comum entre os brasileiros ainda hoje: O que é sustentabilidade? Qual o seu conceito?
O QUE É SUSTENTABILIDADE- CONCEITO
 Muito tem se falado em sustentabilidade, mas poucas são as pessoas que de fato sabem o conceito desta palavra, infelizmente, visto que o planeta já sofre terrivelmente as consequências da irresponsabilidade do ser humano. O conceito de Sustentabilidade é o ato de sustentar, tolerar, suportar uma determinada situação ou condição, por um determinado prazo. 

Mas nos últimos anos, a palavra Sustentabilidade está intimamente ligada ao uso dos recursos naturais do planeta em benefício do ser humano, neste sentido, a Sustentabilidade vem nos mostrar a importância de sabermos usar dos recursos naturais sem destruir as fontes, as quais irão dar continuidade à geração destes mesmos recursos às gerações futuras. 

 A Sustentabilidade é a forma como o ser humano irá utilizar tudo o que o planeta lhe oferece, sem que com isto venha a destruir as reservas naturais. A Sustentabilidade então pode-se definir também como a responsabilidade da geração presente para com a geração futura. 
Publicidade:
A Sustentabilidade vem para alertar ao homem de suas obrigações quanto ao desenvolvimento econômico da sociedade como um todo sem que com isto o planeta seja penalizado. Um bom exemplo está na exploração das matas, que deve ser feita de forma controlada, fazendo principalmente o replantio desta mata para que as gerações futuras possam utilizar deste mesmo benefício que nos é proporcionado pela natureza. 

 A Sustentabilidade ainda nos alerta para aquelas áreas que devem ser preservadas, não sendo exploradas de forma alguma. E hoje, apesar de tantos programas do Governo que visam cuidar destas áreas preservadas, ainda há muito o que se fazer, pois rapidamente o homem vem utilizando os recursos da natureza sem se preocupar com o futuro do planeta. 
 Ainda está ligado à Sustentabilidade a exploração dos recursos minerais como o petróleo, minério, carvão, etc., que é de fundamental importância para a sobrevivência do ser humano na Terra, mas que tem devastado o meio ambiente. A Sustentabilidade busca formas de nos mostrar como fazer uma determinada exploração ou se for o caso, até mesmo abandonar tal exploração e buscar outras formas, outros recursos. 
O QUE É SUSTENTABILIDADE- CONCEITO
O termo Sustentabilidade hoje está praticamente incorporado às empresas, de todas as áreas, pois são elas as principais responsáveis por boa parte da degradação do planeta. Mas a responsabilidade não é só delas, cabe a cada um de nós reconhecer os limites do planeta e fazer sua parte, evitando ao máximo a destruição de recursos que hoje existem mas que em um futuro próximo poderão deixar de existir e comprometer a vida humana no planeta.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE É SUSTENTABILIDADE?- CONCEITO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.