segunda-feira, 2 de julho de 2012

ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS NA GRÉCIA ANTIGA


Alguns desconhecem a história, mas os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga. Os gregos nos deixaram legados culturais muito importantes, os quais se mantêm até hoje e um deles são os jogos olímpicos. 

 Os jogos olímpicos na Grécia Antiga eram realizados na cidade de Olímpia, acredita-se que eles tenham se iniciado em 776 a. C, pois foram encontradas inscrições na cidade dos vencedores de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos a partir desse ano, nessa ocasião fora um cozinheiro chamado Coroebus de Eliz que venceu a corrida de 192.27 metros, debaixo de uma forte chuva. 

Na época os gregos trabalhavam todos os dias, não tendo finais de semana nem dias de folga. Por isso os únicos dias em que descansavam do trabalho era em seus mais de 50 feriados religiosos e eventos esportivos, nos quais se encontravam os Jogos Olímpicos. 
 Como na época os gregos costumavam explicar a origem das coisas através de mitos e lendas, não foi diferente com os jogos olímpicos, em que sua origem é contada através do mito em que diz que Héracles e seu pai Zeus foram os fundadores dos jogos. Segundo a lenda Héracles construiu o estádio Olímpico como uma honra a Zeus, após terminá-lo, ele andou em linha reta 200 passos e chamou de distância de estádio, mais tarde se tornando uma unidade de distância. 
Publicidade:

Ele ainda nomeou o evento de Jogos Olímpicos e também estabeleceu que ele fosse realizado a cada quatro anos. Primeiramente o evento era somente para pessoas que habitavam a cidade de Olímpia, mas devido a sua grande popularidade, vieram participantes de outras localidades. Os jogos eram realizados a cada quatros anos durante o verão. 

De início só era realizada uma competição, a corrida de 192 metros. Mais tarde foi adicionada a modalidade de 400 metros rasos, o pentatlo (composto por cinco modalidades atléticas como luta livre, salto de distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e pancrácio (luga parecida com o boxe).

 Em 680 a.C foi incluída a modalidade de corrida de carros, na qual os competidores eram puxados por dois ou quatro cavalos alinhados horizontalmente, além disso também foi incluído corrida de cavalos montados e de charretes puxadas por mulas. 

Mais tarde também foi construído um templo para Hera (esposa de Zeus), lá foram depositadas as coroas de louros dos campeões. O evento foi ganhando cada vez mais estrutura, com o estádio ganhando tribunas de honra, reservatório de água para a cidade e hotéis para as pessoas importantes. Até o ano de 472 a.C tudo acontecia em um único dia e as mulheres eram proibidas de participarem dos jogos, só podendo participar cidadãos livres.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS NA GRÉCIA ANTIGA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.