segunda-feira, 2 de julho de 2012

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- O QUE É, CARACTERISTICAS



Muitos já devem ter ouvido falar da deficiência intelectual, se você não sabe o que é, ou quer saber mais sobre o assunto, como suas características entre outros, continue lendo este artigo.  Ao contrário do que muitos pensam a deficiência intelectual não é uma doença,  nem pode é contagiosa e muito menos uma doença mental, como no caso da depressão ou esquizofrenia.   

Ainda há grande discussão sobre a deficiência mental nos dias atuais, pois há muitos pais que não aceitam que seu filho tenha certas limitações quanto ao desempenho de atividades que necessitam de raciocínio. Por causa dessa deficiência as crianças demoram mais tempo para aprender as coisas, como falar, andar, se vestir ou comer sozinhas.  
Alguns devem estar se perguntando, mas quais são as causas da deficiência mental? Segundo pesquisadores há cinco razões principais, entre elas – condições genéticas, pois pode ocorrer dos filhos herdarem genes danificados de seus pais, ou por acidente quando os genes estão em fase de combinação e acabam fazendo isso de forma errada. Os caso mais comum é a Síndrome de Down, causada por um distúrbio no cromossomo 21.  

Outra causa pode ser por problemas durante a gravidez, em que o feto pode se desenvolver de maneira errada. Isso pode acontecer através de problemas no momento em que ocorre a divisão das células para formar o feto, afetando o desenvolvimento da criança. Um exemplo, é uma mulher alcoólica contrair uma infecção durante a gravidez.  

O problema pode ocorrer também após o nascimento, caso haja complicações durante o parto, por exemplo, e o bebê não receber oxigênio suficiente, isso pode afetar seu desenvolvimento mental.  A deficiência mental também pode ser originada por doenças como o sarampo ou a meningite, caso não sejam tomados todos os cuidados de saúde necessários. 

Assim como a má nutrição ou a exposição a venenos como o mercúrio e o chumbo também podem ocasionar problemas mentais graves nas crianças. Mas há casos em que nenhuma dessas razões se encaixa, não sendo descoberta a causa da deficiência mental. 

É possível detectar essa deficiência através da observação no desenvolvimento da criança, vendo sua capacidade de aprender, pensar, resolver problemas (funcionamento intelectual) e também através de sua autonomia e independência na sociedade (funcionamento adaptativo). Mas o diagnóstico definitivo é feito por profissionais habilitados, como psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos, entre outros.  
A pessoa com deficiência mental pode levar uma vida normal como qualquer outra, por isso é importante que essas pessoas sejam inseridas na sociedade, que muitas vezes pode ser preconceituosa. Claro que há casos em que a pessoa necessita de todos os cuidados e estar sempre acompanhada, mas o carinho dos familiares, amigos e o respeito das pessoas é muito importante para que essas pessoas convivam bem na sociedade e assim possam se desenvolver cada vez mais.   


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- O QUE É, CARACTERISTICAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.