sexta-feira, 22 de junho de 2012

LIVRO MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, RESUMO


Como a época de vestibular está próxima, estamos trazendo o resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Este resumo deve servir como um auxílio para os candidatos do vestibular, mas é importante que leiam o livro.  O livro conta a história de Leonardo, sargento de milícias. 

Ele era filho de dois imigrantes portugueses, Leonardo-Pataca e Maria da Hortaliça, eles se conheceram durante a viagem de Navio rumo ao Rio de Janeiro, lá se apaixonaram e após sete meses nasce Leonardo, um menino robusto que foi batizado com o nome do pai. 

E seus primeiros anos de vida o menino vive bem com seus pais, mas Maria não era fiel a seu marido, este descobrindo a traição da mulher, suspeitou que durante a viagem ela pudesse tê-lo traído também, chegando a conclusão de que Leonardo  poderia não ser seu filho.  

Então ele expulsa o garoto de casa com um pontapé, sendo abandonado por Maria que foge, embarcando novamente rumo a Portugal a convite do capitão de um navio. Leonardo Pataca vai buscar consolo com uma cigana, mas esta também o abandona. Leonardo foi criado e adotado pelo seu padrinho que se afeiçoara muito a ele, porém quando cresce o menino se mostra cada vez mais briguento e travesso, se envolvendo com o famoso major Vidigal, o terror de todos os malandros e baderneiros da época.  
Publicidade:

Com o intuito de endireitar Leonardo, seu padrinho o encaminha na prática da religião, colocando na escola e ensinando-o a ajudar na missa como sacristão. Mas o menino continua fazendo travessuras e vai mal na escola. Na igreja ele não é diferente, fazendo grades travessuras, e um padre que não se agradava nada das ações do menino o acusa por seus atos e faz com que ele seja expulso da igreja da Sé, para desgosto de seu padrinho e madrinha.  

Apesar dos esforços de seus pais adotivos, Leonardo não se mostra interessado em adquirir uma profissão, prefere a vida livre de vadiagem e brincadeiras. Leonardo se apaixona por Luisinha, sobrinha de uma mulher das vizinhanças. Mas em meio a tudo isso, seu pai depois de ser abandonado novamente pela cigana se casa com a filha da parteira, Chiquinha que não se da nada bem com Leonardo, brigando sem parar. 

Para piorar para disputar Luisinha, chega José Manuel que se casa com ela.  Desgostoso com tudo isso, Leonardo ai de casa e passa a vagabundear pelos subúrbios da cidade, lá ele conhece Vidinha, uma bela mulata, por quem acaba se apaixonando. Mas ela tem muitos pretendentes, inclusive o major Vidigal, mas Leonardo consegue fugir, deixando-o furioso. 

Então sob a proteção da comadre, Leonardo entra para as hostes do major Vidigal, porém como sempre aprontava e não levava nada a sério, passou boa parte do tempo na prisão por indisciplina. Mas com o apoio da comadre que recorre à ajuda de Maria Regalada, um antigo amor de Vidigal, Leonardo consegue superar todos os obstáculos, alcançando o posto de Sargento de Milícias. 

 Mais tarde José Manuel, rival de Leonardo no amor por Luisinha, morre, deixando-a viúva. Passando o tempo de luto, Leonardo se casa com ela na mesma igreja da Sé em que aprontava suas travessuras. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
LIVRO MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.