quarta-feira, 20 de junho de 2012

FOLCLORE BRASILEIRO- LENDAS



Muitos conhecem as lendas do folclore brasileiro, que na verdade são histórias passadas de geração a geração, que assustam, encantam e despertam o interesse das pessoas. Se você quiser conferir algumas das lendas mais conhecidas no Brasil, continue lendo este artigo. A palavra folclore é de origem inglesa, sendo que o termo “folk” significa povo, enquanto que “lore” significa cultura. O folclore brasileiro reúne muitos mitos e lendas, os quais foram gerados da imaginação das pessoas, especialmente de moradores das regiões do interior do Brasil. 
folclore-brasileiro
Principais lendas do Folclore Brasileiro.
O interessante é que muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens ou mesmo para assustar as pessoas. Há uma grande diferença entre lenda e mito, na verdade lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos, misturando fatos reais com fantasia, tem o objetivo de dar uma explicação a acontecimentos inexplicáveis.

 Por outro lado os mitos foram criados pelos povos da antiguidade para explicar os fenômenos da natureza, além disso, os mitos também passavam conhecimento e mensagens às pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Nos mitos misturam-se personagens fictícios com situações reais. 

 Confiram algumas lendas e mitos do folclore brasileiro mais famosos: 
Saci-Pererê
  Saci-Pererê – esta lenda tem origem indígena e africana, conta sobre um menino negro que possui apenas uma perna, que sempre está com um cachimbo na boca e usa um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Esse menino apronta as mais diversas travessuras, como queimar a comida, esconder objetos, fazer tranças nas crinas de cavalos e acordas pessoas com gargalhadas. De acordo com a lenda o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser pego se jogar uma peneira sobre ele, depois deve tirar o capuz e prendê-lo em uma garrafa.


Boitatá
 Boitatá – é uma cobra de fogo que protege as matas e os animais, ela foi citada pela primeira vez em cartas do padre jesuíta José de Anchieta em 1560. Essa cobra persegue e mata as pessoas que desrespeitam a natureza, ele tem a capacidade de se transformar em uma tora em brasa para punir essas pessoas. Segundo estudiosos este mito é de origem indígena, sendo um dos primeiros do folclore brasileiro. A lenda fala também que quem se encontra com o Boitatá deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados, pois caso contrário pode ficar cego, louco ou até morrer.


Curupira
 Curupira – também é protetor da natureza e dos animais, é um anão de cabelos compridos, vermelhos em tom de fogo e os pés virados para trás. Ele persegue e mata todos que desrespeitam a natureza, para assustar os caçadores e lenhadores, o Curupira emite sons e assovios agudos. Ele também cria ilusões assustadoras para espantar essas pessoas, ele usa seus pés virados para trás, com o intuito de despistar os perseguidores, deixando pistas falsas. Ele também possui uma incrível velocidade, sendo que um ser humano nunca consegue alcançá-lo. Muitos moradores do interior acreditam que quando uma pessoa desaparece nas matas foi obra do Curupira. 


Boto Cor de Rosa.
 Boto – essa lenda surgiu na região amazônica e conta a história do boto cor-de-rosa que tem o poder se transformar em um jovem muito bonito e charmoso que sempre aparece à noite em bailes e festas, encantando as mulheres. Ele aparece vestido com uma roupa social branca, usando um chapéu para esconder a grande narina que não desaparece no topo de sua cabeça. Ele seduz jovens desacompanhadas, as convencendo a passear com ele à beira de um rio, onde as engravida. Então antes que amanheça ele mergulha nas águas do rio e se transforma novamente em boto. Dizem que esta lenda surgiu como uma justificativa para casos de gravidez fora do casamento. 


Lobisomen
 Lobisomem – este mito está presente em várias regiões do mundo, sua origem é europeia e veio para o Brasil através dos portugueses. De acordo com o mito, quando um homem é mordido por um lobo em noite de lua cheia, ele se transforma em lobisomem, um ser parte lobo e parte homem, se transformando em todas as noites de lua cheia atacando quem ver pela frente. Caso outra pessoa seja mordida, ela também sofrerá essa maldição. No Brasil essa lenda ganhou várias versões, sendo que em alguns lugares dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, transforma-se em lobisomem e em outras regiões diz o contrário se nascer o sétimo filho homem vindo após seis filhas mulheres ele se transformar. Dizem que a única forma de matar um lobisomem é atingindo-o com uma bala de prata em seu coração. 


Iara.
 Iara – também conhecida como a “mãe das águas” é uma linda sereia morena de cabelos negros e olhos castanhos. Essa lenda é indígena e diz que a Iara era uma excelente guerreira índia muito amada por seu pai, seus irmãos como tinham muita inveja dela resolveram matar Iara, mas ela ouviu o plano e matou os irmãos para se defender. Depois ela fugiu para as matas, seu pai a perseguiu e conseguiu capturá-la, e como punição ela foi jogada no rio Solimões. Os peixes do rio a salvaram e como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia. E desde então ela atrai os homens com seu belo e irresistível canto, levando-os para o fundo do rio de onde nunca voltam. Os homens que conseguem escapar acabam ficando loucos por causa dos encantamentos da sereia. 


Mula sem Cabeça
 Mula sem cabeça – essa lenda é teve origem de regiões rurais do Brasil, e fala sobre um ser monstruoso, uma mula que não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço, saindo galopando pelas matas assustando pessoas e animais. Há várias versões dessa lenda, uma delas diz que a mula sem cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre, assim como castigo por ter cometido tal pecado, transforma-se nesse ser. Outra fala que se uma mulher perde a virgindade antes do casamento pode se transformar numa mula sem cabeça, geralmente essa lenda era contada às jovens de famílias tradicionais, cujos pais queriam manter o relacionamento amoroso de suas filhas, dentro dos padrões morais e comportamentais da época. E uma versão mais antiga e assustadora da lenda, conta sobre uma rainha de um determinado reino que costumava ir secretamente ao cemitério a noite, o rei desconfiado resolveu segui-la. E ao encontrá-la, ela estava comendo um cadáver de uma criança, assustado o marido soltou um grito horrível, a rainha sendo descoberta, se transformou em mula sem cabeça e fugiu galopando para a mata, não retornando mais. 

 Essas são as lendas mais famosas e conhecidas, mas ainda há outras, mostrando a criatividade e imaginação de diversos povos. O folclore brasileiro é comemorado no dia 22 de agosto, em algumas regiões brasileiras costumam fazer festas com danças-típicas que contam as lendas do nosso folclore. Em 2005 foi criado o Dia do Saci, comemorado no dia 31 de outubro, mesma data em que os países norte-americanos comemoram o Dia das Bruxas (Halloween).


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
FOLCLORE BRASILEIRO- LENDAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.