sexta-feira, 1 de junho de 2012

BACTÉRIAS GRAM POSITIVAS- EXEMPLOS


Conheça aqui as Bactérias Gram Positivas e veja alguns exemplos.
As bactérias podem ser identificadas através de técnicas especiais, entre elas está a técnica de Gram, ela classifica as bactérias em dois grupos: Gram Positivas e Gram Negativas. Para que você entenda melhor vamos explicar sobre as bactérias Gram positivas e dar exemplos, então se você quer conferir, continue lendo este artigo.  

 As bactérias são seres vivos microscópicos, formados por uma só célula procarionte, ou seja, que não possui envoltório nuclear e organelas membranosas. Esses seres vivos pertencem ao grupo Monera, juntamente com as cianobactérias conhecidas também como algas azuis. As bactérias como dito anteriormente são microscópicas, isto é, não pode ser vistas a olho nu, somente com o auxílio de um microscópio.  

 Elas podem ser encontradas em diferentes ambientes, podendo viver de forma isolada ou em colônias. As bactérias podem viver na presença de ar - aeróbias, em sua ausência – anaeróbias - ou ainda há aquelas que são capazes de viver nas duas condições – anaeróbias facultativas. 

A bactéria é um dos seres vivos mais antigos do mundo, sendo que já foram encontradas evidências de sua existência em rochas de 3,8 bilhões de anos.  Mesmo sendo muito antigas, o homem só tomou conhecimento desses seres somente no ano de 1673, quando Antonie van Leeuwenhoek, o primeiro microbiologista, as observou através de seu microscópio de lente simples. 

Com o passar do tempo mais cientistas se interessaram em estudar esses seres curiosos, inclusive o bacteriologista dinamarquês, Hans Chirstian Gram, que desenvolveu em 1884 uma técnica para corar bactérias, que ficou conhecida como técnica de Gram.  

Publicidade:


 Em sua descoberta, Hans experimentou corar lâminas com esfregaços com violeta de genciana, então para sua surpresa ele percebeu que as bactérias que existiam nos esfregaços, se fossem tratadas com iodo, uma vez coradas não desbotavam com o álcool. 

Assim utilizando outros corantes, ele percebeu que havia bactérias que adquiriam uma cor púrpura ou azul quando fixadas com cristal violeta, enquanto outras não, para adquirirem uma coloração era necessário usar outro corante.  As primeiras são as bactérias Gram positivas, estas possuem uma estrutura mais simples, contendo uma partede celular com uma única e espessada camada de peptidoglicanos, por isso eram mais facilmente coradas pelo cristal violeta. 

Enquanto as outras Gram Negativas como possuíam uma estrutura mais complexa, era necessário utilizar outro corante e adquiriam uma coloração vermelha.  Esse método identifica a capacidade das paredes celulares de bactérias Gram positivas reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona, enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram negativas não fazem isso. 
A técnica de Gram é muito importante, sendo o primeiro método utilizado por cientistas para caracterizar amostrar de bactérias, e também descobrindo o tipo de bactéria, já que muitas delas provocam infecções e doenças, é possível monitorar a infecção até que dados da cultura estejam disponíveis.

Leia Também:

  Entre as bactérias Gram positivas podemos encontrar as espécies Clostridium tetani, causadora do tétano, Staphylococcus aureus, que provoca infecções nas vias respiratórias e Streptococcus pneumoniar, que causa pneumonia. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BACTÉRIAS GRAM POSITIVAS- EXEMPLOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

não consigo marcar consulta, no agende sua consulta. mas gostei do estudo sobre bacterias

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.