quarta-feira, 9 de maio de 2012

O QUE É FUNÇÃO ESTÁTICA- EXEMPLOS



A maioria das pessoas quando estão na escola pensam que não irão utilizar aquelas matérias, ditas como “chatas” em seu futuro profissional. Mas é ai que vem o engano, pois todas são importantes, afinal através delas temos um conhecimento geral do mundo que nos cerca. Entre as matérias mais importantes usada em qualquer área de trabalho é a Língua Portuguesa, que é muito detalhada e é cheia de regrinhas complicadas. 

 Por essa razão muitos tem dificuldade nessa matéria e mesmo quando saem da escola, continuam com muitas dúvidas, entre elas está a Função Sintática. A função sintática é essencial para quem deseja escrever um texto coerente, pois ela é o papel que os elementos de uma frase exercem em seu interior, considerando as relações que existem entre eles. 

Como no caso dos substantivos que podem exercer função de sujeito, adjunto adnominal objeto direto, indireto, entre outros, já os adjetivos podem exercer a função de adjuntos adnominais e predicativos, os pronomes por sua vez podem também exercer várias funções, assim como outras classes gramaticais.



 Então o objetivo da função sintática é muito importante para designar a função de todos os elementos gramaticais. O que a função sintática analisa é a oração, que é composta por esses elementos que são organizados de forma que tenha sentido. 

Publicidade:

Esses elementos são organizados em classes gramaticais, que são classes de palavras que diferenciam um dos outros, dividindo-os nas classes dos substantivos, dos adjetivos, dos pronomes, das preposições, entre outras. 

 Para que você entenda melhor confira o exemplo abaixo: 

 “Luciana comprou frutas na feira.” 
As palavras "Luciana", "frutas" e "feira" pertencem à classe dos substantivos. "Comprou" pertence à classe dos verbos. "Na" pertence à duas classes, das preposições e dos artigos. 

 No caso da função sintática, ela não classifica os elementos quanto á sua forma e sim quanto à sua função, pois um mesmo elemento pode exercer funções diferentes, entre elas, de sujeito, predicado, adjunto adnominal, objeto direto e indireto, adjunto adverbial, predicativo, entre outros. 

 O sujeito é um dos termos essenciais de uma oração, ele que realiza ou sofre uma ação ou estado. O predicado é tudo aquilo que se diz ou se declara sobre o sujeito, seja uma qualidade, característica, sendo estruturado em torno do verbo.



Adjunto adnominal é o termo que especifica, determina ou explica o substantivo. Adjunto Adverbial indica uma circunstancia, dando idéia de modo, lugar, tempo, causa, finalidade, etc. Objeto direto e indireto são termos que completam o sentido dos verbos transitivos. Predicativo é o termo que complementa o objeto direto ou o indireto.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE É FUNÇÃO ESTÁTICA- EXEMPLOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.