segunda-feira, 7 de maio de 2012

O QUE É CHEQUE ADMINISTRATIVO? É SEGURO?


Saiba aqui o que é o cheque administrativo e descubra se ele é realmente seguro.

O cartão de crédito tem facilitado a vida de muita gente, afinal com ele não é necessário carregar dinheiro e agora com os cartões com chip, é mais uma segurança para este não ser clonado. Mas antes do cartão, foi criado o cheque, o qual é utilizado até hoje e também é uma forma eficaz e segura para efetuar pagamentos, especialmente para depósito. 

Mesmo hoje não sendo muito popular, o Brasil está entre os três países com maior representatividade do uso do cheque em relação a outras modalidades.  Para quem não sabe o cheque é um dos meios de pagamento mais antigos que existe depois do dinheiro, na Idade Média, os senhores depositavam seu ouro em um único lugar, o qual tinha instalações de segurança apropriadas, a oficina do ourives, e assim com o passar do tempo esses artesãos começaram emitir papéis que representavam partidas de ouro que guardava, para trocá-los pelo valor que cada um deles representava.  

Mais tarde no fim da Idade Média, ourives, agentes finaneiros e os primeiros bancos que foram surgindo começaram a emitir os primeiros bilhetes de banco, afinal era uma forma bem mais prática de levar o dinheiro, pois não era possível ficar carregando todo seu ouro para onde quer que fosse. 

Assim com o desenvolvimento do comércio essa prática se tornou ainda mais comum, nesse época os novos documentos podiam ser escritos pelo depositante com o valor desejado, sempre que estivesse coberto pelos seus depósitos. 

Publicidade:


Bem parecido com o cheque conhecido hoje, mas o formato que conhecemos hoje surgiu com a criação do Banco da Inglaterra, onde começaram a dar a seus clientes blocos em branco das letras de câmbio que os depositantes deveriam preencher com o montante da retirada que quisessem fazer, assim como os cheques de hoje.  Há vários tipos de cheques, cada um com uma característica própria, como o cheque administrativo, o qual é emitido e assegurado pelo próprio banco. 

Através dele a pessoa pode efetuar uma compra de determinado valor, sendo este muito alto e levar para pagar, com ele não existe a possibilidade do cheque não ter fundos, assim o vendedor terá a segurança de que está receberá o valor correto e o comprador não precisará sair com uma grande quantia de dinheiro. 

Pois o cheque administrativo é uma prova de que o comprador tem o dinheiro para pagar determinada compra.  O cheque administrativo funciona como se fosse dinheiro vivo, pois a partir do momento em que ele foi emitido a responsabilidade pelo pagamento não é mais do comprador e sim do banco. 

É um cheque totalmente seguro, claro que nada é perfeito pode acontecer do vendedor não depositar o cheque, ou o banco não honrar com sua obrigação devido a uma crise econômica, nesses casos é indicado fazer uma ação de indenização por parte contra o banco, por parte do comprador. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE É CHEQUE ADMINISTRATIVO? É SEGURO?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.