sexta-feira, 4 de maio de 2012

NOVAS REGRAS DA POUPANÇA 2012


Entenda o que mudará com as novas regras da poupança anunciadas ontem 03/05/2012.

Muitas pessoas para conseguir guardar um pouco de dinheiro e ir juntando com o tempo, fazem uma poupança. Essa é uma boa forma de poupar dinheiro e assim poder usá-lo para seus planos futuros como comprar uma casa, um carro, fazer aquela viagem dos sonhos, enfim o que você desejar. 

As mudanças ocorreram por que o governo pretende diminuir ainda mais as taxas de juros (taxa selic), com isso, investidores que aplicam em renda fixa iriam migrar para a poupança, que poderia conferir ganhos maiores e com a isenção de imposto, isso seria ruim, pois o governo utiliza o dinheiro aplicado em renda fixa como empréstimo, quando aplicamos em renda fixa.

Com esse raciocínio fica claro que a renda fixa é muito mais atrativa do que a poupança para investimentos a médio e longo prazo, mas as vezes o desconhecimento por boa parte da população e o medo do desconhecido faz com que a poupança seja hoje o destino mais comum dos pequenos investidores.


Nesta quinta-feira (3/05) por volta das 18h, o governo anunciou mudança no rendimento das cadernetas de poupança. A mudança consiste na ideia de que o rendimento da caderneta de poupança seja vinculado às oscilações da taxa Selic, dessa forma quando houver queda tanto da taxa de juros quanto do rendimento, os dois cairão, um influenciará o outro. 

 Essa decisão partiu do ministro da Fazenda, Guido Mantega e da presidente Dilma Rouseff que se reuniram em Brasília, onde ficaram tratando do assunto cerca de 5 horas. Essa mudança se tornou necessária, já que poderá correr uma queda dos juros básicos, sendo que os juros da taxa Selic estão atualmente em 9% ao ano, o menor nível desde abril de 2010. 

Publicidade:


 Agora os novos depósitos terão uma remuneração diferente, sendo de 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial), e os rendimentos da caderneta continuarão isentos de pagamento do Imposto de Renda. Essa medida foi tomada pois se o rendimento da poupança se tornasse mais atrativo que os fundos de renda fixa, a população poderia querer migrar para a caderneta, assim deixando o Tesouro Nacional com menos compradores dos títulos públicos, assim gerando um desequilíbrio no sistema financeiro. 

 A TR é calculada através da média ponderada das taxas negociadas no mercado CDBs (títulos privados de bancos), hoje ela está em torno de 0,08%, enquanto que a Selic, que atualmente está em 9%, é usada como base de remuneração para títulos da dívida do governo. 
E essa medida fará com que o Banco Central continue reduzindo a Selic. Segundo os economistas, à medida em que as taxas de juros vão sendo reduzidas, o ideal seria remover regras antigas, de quando a inflação era muito alta e as taxas nominais de juros muito altas.



Sendo assim fica claro que o governo irá reduzir o rendimento da poupança se a taxa Selic continuar caindo, por outro lado, com a queda da Selic, financiamentos terão juros reduzidos, o que irá manter a economia aquecida e sem a fuga dos médios e grandes investidores de renda fixa o governo continuará com dinheiro a disposição pagando juros baixos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
NOVAS REGRAS DA POUPANÇA 2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Zucco disse...

Tenho que comentar....

O pior de tudo é ver economistas dizendo que a mudança é pequena, que antes ele receberia ao aplicar R$400,00 402,08 e agora receberá 401,88, com esse rendimento ridículo da caderneta de poupança qualquer mudança para baixo é catastrófica, a verdade é que a mudança visa diminuir o rendimento do pequeno investidor, da parcela mais pobre e menos instruída da população, por outro lado com a taxa Selic menor, o comprador que financia a prazo suas compras pagará um juro menor.

Para quem pretende investir a médio e longo prazo, acima de dois anos é aconselhável o investimento em renda fixa ou títulos do governo.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.