sexta-feira, 11 de maio de 2012

FESTA JUNINA 2013- MÚSICAS


O inverno já está chegando e com ele a tradicional festa junina, mas quem pensa que ela acontece somente no Brasil, engana-se, pois sua origem é européia. Essa festa é historicamente relacionada com a festa pagã do solstício de verão, a qual era celebrada no dia 24 de junho, mas na Idade Média essa festa foi cristianizada como Festa de São João. 
Hoje ela é comemorada por vários países ao redor do globo. No Brasil ela é conhecida como Festa Junina, fazendo alusão ao mês de junho. A festa junina brasileira é derivada de várias culturas, mas seu formato predominante tem como origem as festas dos santos populares em Portugal.
 As roupas típicas caipiras se referem ao povo que vive no campo, em Portugal é possível notar a semelhança entre o modo de vestir caipira deles e dos brasileiros. Já as decorações feitas com enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora têm origem asiática. A tradicional festa junina trazida pelos portugueses logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras, assim se tornando o que é hoje. 

Há dois tipos de festas juninas brasileiras, as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, que é comemorada pelos estados São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. No caso do Nordeste brasileiro as festas podem ser pequenas ou grandes e reúnem toda a comunidade da região e muitos turistas. Sempre há comida farta, quadrilhas, casamento matuto e muito forró, especialidade do povo nordestino. 
Publicidade:

 Já no interior de São Paulo se mantém a tradição das antigas quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras, quanto às vestimentas em ambos os lugares são as mesmas, os homens se vestes com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha, enquanto que as mulheres usam um vestido colorido de chita e também chapéu de palha. 
VESTIDOS FESTA JUNINA 2012-FIKDICA

 Uma das atrações principais da festa junina é a música que anima os participantes, os instrumentos usados são o cavaquinho, sanfona, triângulo, reco-reco, entre outros. As músicas são baseadas na música popular folclórica portuguesa.

 Hoje além dessas podemos encontrar cantigas, baião, forró, xote, samba-de-coco, reizado, entre outros ritmos típicos. As músicas mais conhecidas que costumam tocar muito nessas festas, e prometem fazer um grande sucesso nas festanças desse ano de 2013 são:
 Cai, cai balão, Pula fogueira, Sonho de papel, Balãozinho, Capelinha de melão, Olha pro céu meu amor, Pedro, Antônio e João, Mulher rendeira, Isto é lá com Santo Antônio, Chegou a hora da fogueira, Alegria no arraia, Quadrilha brasileira, São João do Rarão, Quadrilha do é pipa, Festa portuguesa, Noites de junho, Quadrilha do Zé moringa, É madrugada, Quadrilha do Bacuaru, Fim de Festa, Chora Viola, Mulher Rendeira, O Sanfoneiro só tocava isso, entre outras.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
FESTA JUNINA 2013- MÚSICAS 
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

me ajudou muito kkkkk

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.