quarta-feira, 9 de maio de 2012

EXEMPLOS DE SUBSTANTIVOS ABSTRATOS, CONCRETOS E COLETIVOS


Muitas pessoas têm dificuldade em aprender a Língua Portuguesa, afinal além de ser uma matéria muito detalhada, é necessário paciência e dedicação na hora de aprender suas regrinhas, que, aliás, são inúmeras. 

Por isso mesmo quem já terminou a escola e até concluiu a faculdade, ainda tem dificuldades em lembrar-se de alguns assuntos relacionados à matéria. Entre eles está o substantivo, que é a palavra que dá nome a um ser, coisa ou objeto, sua complexidade está em sua classificação que pode ser dada de várias formas, seja quanto à sua importância, individualização ou especificação do que nomeiam. 

 Outra forma de classificação dos substantivos é quanto à possibilidade de formação de uma imagem relativa a conceito, sendo assim eles são classificados como concretos ou abstratos. 

Os substantivos concretos são aqueles que se referem a um ser palpável, ou seja, que podemos ver e tocar, ou que sabemos que existe ou não, como por exemplo: casa, Deus, gato, cadeira, fada, bruxa, bola, duende, cavalo, lua, chapéu, etc.  

Os substantivos abstratos, por outro lado, são substantivos que são derivados de verbos ou adjetivos que designam idéias, conceitos, ações, estados e qualidades, não tendo uma imagem própria, como por exemplo: justiça, altura, trabalho, amor, saudade, tristeza, sonho, tamanho, peso, esperança, etc.  

O substantivo coletivo designa seres que pertencem a um mesmo grupo ou que são da mesma espécie, e mesmo no singular, o coletivo se refere a um conjunto de seres como se fosse um único ser, como por exemplo: biblioteca (conjunto de livros), matilha (grupo de cães),batalhão (grupo de soldados), cardume (conjunto de peixes), esquadra (coletivo de navios), penca (coletivo de bananas), molho de chaves, banda (conjunto de instrumentistas), cacho de uvas, álbum (coletivo de fotos), bando de pássaros, ramalhete de flores, cafezal (conjunto de pés de café), turma (conjunto de estudantes), tribo de índios, elenco (grupo de atores), etc. 


Leia Também:
- Exemplos de Substantivos Compostos Comuns e Próprios


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
EXEMPLOS DE SUBSTANTIVOS ABSTRATOS, CONCRETOS E COLETIVOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

3 comentários :

Anônimo disse...

eu ate que encontre o que pressizava mas nem tudo

Anônimo disse...

Obg...
concegui fazer a minha pesquisa adorei

Anônimo disse...

Eu encontrei o que precisei mais nem td tbm...

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.