sexta-feira, 25 de maio de 2012

BIOGRAFIA DO FILÓSOFO SÓCRATES- RESUMO


Conheça o Filósofo Sócrates com nossa biografia resumida.
A filosofia é uma palavra que vem do grego e quer dizer amor à sabedoria e é a ciência que estuda os problemas relacionados à existência, ao conhecimento, aos valores morais e estéticos, à mente, à linguagem e à verdade sobretudo, de todos os problemas relacionados à vida do homem. A filosofia é a ciência que nos faz pensar, nos faz questionar e através das perguntas nos mostra as respostas ou a falta dela, nos estimulando assim a não nos contentarmos com o que achamos mas buscarmos sempre a certeza dos fatos, dos acontecimentos que nos envolvem e nos influenciam. 

Um dos grandes filósofos que o mundo conheceu foi Sócrates que nasceu em Alópece na península da Ática no ano 469 a.C ou 470 a.C não se sabe ao certo, sendo filho de um escultor, Sofrônico e de uma parteira Fenáreta. No início de sua juventude começou a fazer o oficio do pai, mas depois passou a se relacionar diretamente com a meditação e ao ensino filosófico. 

Apesar de naquele tempo a humanidade ainda estar tão pouco evoluída, Sócrates soube contornar todas as situações, toda a precariedade de sua época e mostrou-se realmente como um homem à frente de sua época. Mas Sócrates não se ateve somente ao pensar, desempenhou também alguns cargos políticos e serviu ao exército combatendo a Potidéia na qual salvou a vida de dois soldados, mas mesmo assim não deixou sua vocação de lado, tendo conciliado as funções domésticas e os interesses políticos com sua aptidão pela filosofia. 
Até porque estas fases de sua vida foi ainda mais estimulante para seu cérebro e lhe fez indagar sobre vários acontecimentos que ele não apenas lia mas que, principalmente, presenciava. Não teve uma esposa que valha a pena ser lembrada e nem um esposo, sendo que naquela época o homossexualismo era relativamente normal. 

O filósofo era visto como crítico e hostil ou até mesmo tirano, com elementos nos seus discursos bem reacionários para a época na qual vivia e ainda usou sua hostilidade acima de tudo quando acusou juridicamente Mileto, Anito e Licon de corromperem a juventude de Antenas e negar os deuses da pátria, tendo desdenhado dos acusados perante os juízes e também da justiça humana. 

Se hoje é complicado quando alguém levanta a voz protestando sobre algo imagine naquela época, com certeza uma das maiores dificuldades para Sócrates foi conviver com pessoas que não faziam sequer ideia da capacidade que ele tinha de ver os fatos da vida. 

Publicidade:


O filósofo acreditava que era a natureza do homem que o levava a agir corretamente e dentro do conhecimento geral e também pensava que os atos errados e maus eram originados pelo fracasso e ignorância em descobrir o porquê de as pessoas agirem de determinada forma. Tudo isto foi fazendo de Sócrates um pensador constante, uma pessoa que via além do espaço físico em que vivia, tanto é que seu nome, sua vida, seu trabalho, continuou sendo lembrando ano após ano e assim é até hoje. 

Sócrates deixou várias frases que são lembradas sempre, entre elas podemos citar duas, são frases nos mostram não apenas o fato em sai, mas também a perspicácia deste pensador: “Uma vida sem investigação não vale a pena” e “Nenhum homem faz o mal conscientemente”, ele também devotou toda sua vida buscando a verdade e o bem para o homem, isto incomodou muitas pessoas em sua época e fez com que muitos tivessem motivos para difamá-lo e torná-lo uma pessoa não digna de respeito e consideração sobre o que falava, sobre o que escrevia. 
Sócrates não deixou nada escrito em toda sua vida que pudesse ficar arquivo, sendo uma obra escrita de sua autoria, na verdade o que se sabe sobre seus ensinamentos vem das Memórias e do Banquete do historiador Xenofante também dos diálogos de Platão que foi seu discípulo, da comédia de Aristófanes e também das obras de Aristóteles também filósofo que foi discípulo de Platão. Tanto Platão como Xenofante foram seus discípulos e Aristófanes foi um dramaturgo respeitado que viveu na época de Sócrates. 

 Sócrates foi acusado de causar descontentamento entre a população e foi acusado de morrer no cárcere, esperou durante um mês a morte na cadeia e depois um de seus discípulos preparou-lhe e sugeriu sua fuga, mas Sócrates recusou, pois não queria desobedecer às leis de sua pátria. 

 Assim, passou algum tempo preparando-se para a morte fazendo palestras espirituais com seus discípulos e morreu com setenta e um anos de idade no ano de 399 a.C. e sua frase célebre antes de falecer, na hora em que ingeriu a cicuta, veneno que era usado para matar naquela época, ele disse: “Devemos um galo para Esculápio”, sendo estes o deus da medicina que tinha livrado Sócrates da vida e lhe presenteado com o dom da morte, assim faleceu um dos mais célebres filósofos da antiguidade que deixou muitos ensinamentos que são usados até os dias atuais na filosofia moderna. 

Apesar de ter tantas frases conhecidas e seu nome ser tão falado são poucas as pessoas que sabem ao menos um pouco da vida conturbada de Sócrates e seu caminho para a morte, suas escolhas, opiniões e pensamentos, por isto a importância de procurarmos conhecer sempre mais sobre sua vida para entendermos até melhor o motivo que o levava a ver a vida por ângulos tão diferentes. Sócrates foi um dos mais marcantes filósofos, é um dos nomes mais conhecidos e continua sendo uma grande referência, mesmo tantos anos após ter vivido.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BIOGRAFIA DO FILÓSOFO SÓCRATES- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

4 comentários :

Anônimo disse...

É legal e importante o conhecimento da história da humanidsade e da esfera em que vivemos desde o princípio até os dias atuais.

Anônimo disse...

huuuuuuuuuuuu legal . ne ?

PROF.TOQUINHO disse...

Taí,vemos em SÓCRATES,sinonimo de todas as virtudes.Exemplo que dariam para os políticos seguirem.E a todos que buscam realmente a essencia da vida.Prof.TOQUINHO(OEIRAS DO PÁ)

Anônimo disse...

eeeeeeee ruim e que e muito gradeeeeeeee

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.