segunda-feira, 14 de maio de 2012

BIOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS RESUMIDA


Veja aqui a Biografia resumida de Machado de Assis e suas principais obras.
Um dos mais famosos e tradicionais escritores brasileiros é carioca da cidade do Rio de Janeiro e nasceu no ano de 1839, tendo uma vida complicada, com pobreza e muita dificuldade é até difícil de saber que se tornou um dos maiores escritores da literatura brasileira, seu nome é Machado de Assis. Este escritor hoje é um exemplo para os estudantes brasileiros, pois ele superou todas as dificuldades para conseguir chegar onde chegou.

machado-de-assis-biografia-resumo

Aos jovens fica este grandioso exemplo, para que não deixem nada interferir em sua educação e aprendizado e assim busquem sempre se superarem nos estudos. Filho de um operário de nome Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, Machado de Assis teve uma infância bastante difícil, principalmente depois que sua mãe faleceu e teve que ser criado por sua madrasta Maria Inês, sendo que para sobreviver o menino, conciliava os estudos com a venda de doces e suas condições continuavam não favoráveis para se tornar um escritor, foi sem dúvida alguma uma das fases mais difíceis na vida deste escritor brasileiro. 

Mas o menino era muito inteligente, chegando até mesmo a aprender falar francês com uma dona de uma padaria do bairro. Machado de Assis desde bem novo já se destacava pela sua inteligência e vontade de prender e já era admirado por muitos, mesmo com ainda tão pouca idade. 

 Com dezesseis anos de idade Machado de Assis conseguiu a publicação de uma obra sua, o poema “Ela”, a primeira entre tantas, na revista Marmota Fluminense e depois disso conseguiu um emprego de tipógrafo na Imprensa Nacional lugar onde conheceu Manuel Antônio de Almeida, diretor do lugar e que lhe deu oportunidades.


Foi esta a oportunidade que Machado de Assis precisava para começar a trilhar o seu caminho. Sua vontade de aprendizado era cada vez maior e o jovem escritor, já com dezenove anos tornou-se colaborador e revisor do Jornal Marmota Fluminense e nesta época ele conheceu alguns dos escritores que também são famosos no ramo literário brasileiro, como José de Alencar, Gonçalves Dias e Manoel de Macedo. 

Foi assim que se firmou dentro do jovem escritor a certeza do que ele queria fazer em sua vida. O convívio com grandes escritores, o trabalho neste meio, tudo isto veio a fortalecer sua vocação de escritor que crescia junto com o jovem e seus trabalhos aos poucos se tornavam cada vez mais e mais conhecidos. À medida que seu trabalho era sendo veiculado em outros locais, sua fama ia aumentando e muitos começaram a procurá-lo.
Publicidade:
 Foi então que Machado de Assis começou a escrever para vários veículos de comunicação da época como o Correio Mercantil, o Diário do Rio de Janeiro, O Espelho, A Semana Ilustrada e o Jornal das Famílias. Escrevendo para estes grandes impressos o trabalho de Machado de Assis se tornava ainda mais conhecido e ele era cada vez mais admirado até mesmo por escritores já consagrados naquela época que reconheciam no jovem um grande talento para a escrita. 

 Machado de Assis teve sua primeira obra imprensa no ano de 1860, na qual foi tradutor, o livro Queda que as mulheres têm para os tolos e assim fez com que sua carreira fosse consolidada. Machado de Assis sempre apresentou muita facilidade para escrever e as palavras fluíam normalmente em seus escritos que ganhavam repercussão nacional. 
Machado de Assis ainda Jovem.
Aos poucos seus trabalhos iam sendo levados para outras cidades, para outros estados e um número muito grande de pessoas já se tornavam leitores assíduos deste escritor. Depois de algum tempo, Machado de Assis veio a se casar com Carolina que também era apreciadora de obras literárias e da qual era irmã de um diretor de revista da época, Machado de Assis publicou seu primeiro livro de poesias: Crisálidas no ano de 1867 e no ano de 1872 já publicava mais uma obra o romance Ressurreição. 

Estas são obras que até hoje são lidas e admiradas não só por adultos mas também por muitos jovens que cada vez mais cedo descobrem e aprendem a gostar de ler Machado de Assis. Depois destas duas edições as obras de Machado de Assis ficaram muito conhecidas e o escritor teve duas fases: a romântica dos primeiros livros e a fase do realismo, com obras como A Mão e a Luva no ano de 1874; Helena em 1876 e Iaiá Garcia em 1878 na fase romântica e na fase realista os livros Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1881; Quincas Borba em 1892; Dom Casmurro em 1900 e Memorial de Aires em 1908. 

Estas obras de Machado de Assis conquistaram de vez o país e hoje ele é um dos mais conceituados escritores brasileiros, tendo suas obras entre as mais lindas de todos os tempos. Machado de Assis ainda escreveu vários contos, entre eles: Missa do Galo, O Espelho e o Alienista, além de diversos poemas, peças de teatro, críticas literárias e teatrais e outras obras e ainda juntamente com seu amigo e escritor José Veríssimo, tomou as primeiras medidas para a criação da Academia Brasileira de Letras, tornando-se seu primeiro presidente. 

 Porém, infelizmente, no ano de 1908, com sessenta e nove anos, diferente de seus amigos também escritores que havia morrido bem jovens, ele faleceu na cidade do Rio de Janeiro com câncer e a literatura brasileira perdeu um ícone que até hoje ainda não foi substituído. 



Obras de Machado de Assis:
 Romances: Ressurreição – 1872, A Mão e a Luva – 1874, Helena – 1876, Iaiá Garcia – 1878, Memórias Póstumas de Brás Cubas – 1881, Quincas Borba – 1891, Dom Casmurro – 1899, Esaú e Jacó – 1904 e Memorial de Aires – 1908.

  Poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais e Poesias Completas

 Contos: A Carteira, Miss Dollar, O Alienista, Noite de Almirante, O Homem Célebre, Conto de Escola, Uns Braços, A Cartomante, O Enfermeiro, Trio em Lá Menor e Missa do Galo.

Teatro: Hoje avental, amanhã luva – 1860, Desencantos – 1861, O caminho da Porta – 1863, Quase Ministro – 1864, Os deuses de casaca – 1866, Tu, só tu, puro amor – 1880 e Lição de botânica - 1906.

Machado de Assis foi e continua sendo, referência para todos aqueles que gostam de ler e escrever. Para o Brasil foi sinônimo de determinação e motivo de muito orgulho. Para sempre estará presente na literatura brasileira, suas obras acompanharam gerações que sempre saberão admirar e reconhecer o talento deste importante escritor brasileiro.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BIOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS RESUMIDA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Anônimo disse...

este resumo foi muito enteressante gostei muito parabens

Anônimo disse...

este comentario e muito legal gostei muito espero que outras pessoa tambem gostem foi muito bom relenbrar o inesqucivel machado de assis ele que foi um marco na historia das letras ne pessoal.... bjsssss

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.