quarta-feira, 11 de abril de 2012

RETIRADA DA VESÍCULA- CONSEQUÊNCIAS


Muitas dúvidas estão em torno da retirada da vesícula. Apesar de não ser considerado um procedimento de risco, muitas pessoas ficam receosas quando são informadas por seu médico de tal necessidade. Mas na maioria das vezes o que ocorre é a falta de informação, o paciente não tendo a menor noção do que se trata já entra em pânico quando recebe a notícia, por isto o primeiro passo é nos informarmos. 

 A vesícula biliar é um órgão que tem com objetivo o de armazenar a bile, que é um líquido produzido pelo fígado e rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato que auxilia na digestão de gorduras encontradas durante a digestão do indivíduo provenientes da alimentação.


O órgão fica bem abaixo do fígado no quadrante superior direito do abdômen tendo forma de uma pequena pêra como se fosse uma bolsa e o líquido amarelo-esverdeado que fica no seu interior é expulso para o duodeno durante a digestão dos alimentos que ingerimos, sendo que este processo acontece somente durante a alimentação, com o estômago cheio, se o órgão estiver vazio a vesícula biliar fica fechada e cheia de bile. 

Apesar de se encontrar no corpo de todo ser humano, a grande maioria não faz a menor ideia de qual a função da vesícula mas contraditoriamente se assustam ao saberem que a mesma precisa ser retirada. 

Publicidade:



A retirada do órgão ou colecistectomia, pode ser necessária caso apareçam as tão conhecidas pedras biliares e os pacientes que passam por esta cirurgia não costumam ter nenhum tipo de problema de saúde, a única restrição que os acompanha é a ingestão de alimentos muito gordurosos, pois sem o líquido que fica dentro da vesícula a digestão de gorduras fica prejudicada, assim as reações que podem acontecer depois da retirada do órgão que é importante, mas não vital para a saúde, são aumento de gases intestinais e fezes mais amolecidas.


 Assim a retirada da vesícula é o tratamento na maioria dos casos de cálculos nesta região, pois o tratamento medicamentoso, feito em alguns casos, tem muita chance de recorrência das pedras e os efeitos das mesmas (cólicas abdominais, coleciste, pancreatite e outros) são muito mais severos do que os que acontecem depois da retirada da vesícula biliar. 

A decisão da retirada da vesícula somente será feita pelo seu médico quando este tiver a certeza que esta é a melhor escolha a ser feita. Mas é claro que você pode e deve conversar com ele e se informar melhor. As consequências, como vimos, não são nada alarmantes, uma alimentação saudável e alguns pequenos cuidados serão suficientes para você ter uma vida normal, aliás, optando por uma melhor alimentação você poderá até mesmo ganhar no quesito saúde.


Mas converse com seu médico, sendo esta a melhor opção para sua saúde, peça a ele orientações para se cuidar posteriormente e faça todos os exames que forem solicitados, também depois do procedimento, para certificar-se que tudo está bem e você poderá ter uma vida sem maiores inconvenientes.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RETIRADA DA VESÍCULA- CONSEQUÊNCIAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

32 comentários :

Tiago Niederauer disse...

Muito obrigado, precisava dessas informações para ficar mais tranquilo. Abraço.

Anônimo disse...

Bacana estas informaçoes eu vou retirar a minha e estava morrendo de medo agora estou mais tranquilo

Unknown disse...

Vou fazer minha cirurgia amanhã e estava com muito medo,agora estou mais tranquila.

quinho disse...

Fiquei muito mais tranquila pós retirei aminha e estava com medo

Rock 'n Roll disse...

É normal sentir doer apos a retirada da vesícula?
Fui operada dia 23/02/2013
Correu tudo bem na operação, mas esta doendo muito agora.

Henre Heine de Lima disse...

eu fiz esta cirurgia (videoscopia) há 2 anos. a sensação é de tudo remexido por dentro. tudo normal, manera na alimentação, quanto mais leve melhor com poucas semanas as dores vão desaparecendo até desaparecerem por completo. O organismo fica mais sensivel as diarréias.

Fabiana disse...

Removi minha vesícula há 45 dias e minha recuperação foi muito boa. Restrinjo gorduras mais para manter a dieta do que por problemas digestivos. Tirando os probleminhas normais de pós-operatório (barriga inchada, intestino preso), não tive maiores dificuldades. Voltei a trabalhar após 15 dias, pegando mais leve. Não senti nenhuma falta da vesícula, pelo contrário: hoje não sei mais o que é enjoo e má digestão - sem contar a DOR das crises!

Anônimo disse...

tirei minha vesicula ha 3 anos e de lá pra cá...vou ao banheiro toda hora..tudo que como tenho q ir ao banheiro...se bebo uns chopps a mais, passo muito mal, com arrotos absurdos...a única vantagem de se tirar a vesícula é que a gente emagrece horrores...fiquei magerrima pq nao para nada no meu estomago e isso é ótimo...

Anônimo disse...

toda noite acordo com arrotos absurdos que fico até com medo kkk mais só quando como muita gordura mais nada que nao possa suportar.

Anônimo disse...

gggggg.
oi bom dia fiz essa cirugia á 3 meses e ainda tenho diarréia e enjoôs constantes além de muito sono pq isso acontece?tive também gastrite hemorrágica estou há 1 mês sem medicamentos e mesmo assim tenho muito sono??

Elisangela Ture disse...

fiz a cirurgia ha 2 dias ainda nao consegui andar sozinha mais a dor ja nao me encomoda tanto,mais e horrivel.elisangela ture

Anônimo disse...

Nao e normal deve consultar o seu medico o mais breve possivel

Rosimeiry disse...

Olá. Fiz a cirurgia há 10 dias e o meu intestino que sempre funcionou muito bem agora está preso. Isso é normal?

Anônimo disse...

Retirei a vesícula há 1 mês e correu tudo muito bem. Agora, há sensivelmente 1 semana, sinto vontade constante de arrotar. Será alguma consequência?

Anônimo disse...

Apos a retirada da vesicula biliar nao avera mais producao de bile

Anônimo disse...

Retirei minha vesícula há dois anos ,depois não tive mais saúde.Tenho dores abdominais,sinto náuseas,e não posso comer gordura nenhuma.O que devo fazer?

patricia almeida disse...

fiz a retirada da visicula a 1 ano e já é a segunda vez que sinto dor envolta do unbigo nao pode nem encostar é normal isso

morango doce disse...

Retirei a vesicula a 1 ano e 10 meses e emagreci 20 kilos...diarreia [e diaria qualquer coisa que como tenho que correr para o banheiro...fico preocupada em emagrecer ainda mais....isso é normal, confesso que estou preocupada....

V.Schmidt disse...

A diarreia é normal depois de retirar a vesicula, vc tem que tomar muito suco de caju com maizena, todos os dias!

V.Schmidt disse...

http://vidaposcolecistectomia.blogspot.com.br/

Guilherme disse...

Retire a vesicula em 2005. Até hoje tenho problemas de metabolismo dos alimentos. Duarreias, gazes, má digestão, aumento do colesterol, do açucar, triglicerides, etc. Se eu pudesse colocaria de volta. Acinselho a você nao retirar o órgão e sim aoenas as pedras que podem retornar.

Anônimo disse...

olá,vou retirar a minha tbm,.,,estou ainsiosa

nayara disse...

vou retirar a minha ..estava com muito medo...agora to mais tranquila...

Anônimo disse...

Estou sem vesicula à 10 meses, a sensação é de que ela ainda está lá... Nunca senti uma diarréia depois da cirurgia, nenhuma náuseas, não fiquei mais magra, ao contrário... Engordei um pouco... Enfim... Nunca tive nenhuma reação. Me pergunto se ele tirou mesmice a minha vesicula. sei não viu, tenho minhas dúvidas.

Anônimo disse...

retirei a minha faz uma semana tenho diarreia a cada refeição nem acabo de comer e tenho que correr pro banheiro imagine qdo eu tomar algumas.......

Anônimo disse...

Retirei há 03 anos e sofro com gases, dores abdominais e dependendo do que como tenho diarréia. Minha vida nunca mais foi a mesma.

Anônimo disse...

sinto dores ,não tenho diarréia fiquei com o intestino preso,tenho muitas cólicas,gosto amargo na boca,tenho que tomar remédio para soltar o intestino,e para gases,minha barriga fica inchada como se eu estivesse grávida de 8 mese,sinto gosto amargo na boca e engordei muito.Fiz a cirurgia no ano de 2009,sem contar que apareceu no ultrasom que estou com gordura no fígado.

Anônimo disse...

fiz a cirurgia a 3 meses , vou no pronto socorro todos os dias tomar remédio pra dor abdominal, gases direto, eles quase me mataram isso sim,

sabrina de souza quitério cordeiro disse...

Gente,retirei minha visicula vai fazer 1 ano agora em Março/2014.O pós operatório foi ruim,pois sentia mtas dores e gases.Na vdd,sinto até hj.Tenho mtas gases e todo dia,todo dia mesmo,pela manhã eu vou 4 ou 5 vezes no banheiro com diarréia,não sei mais o q é evacuar sólido.Mesmo assim,emagreci mto pouco,msm acontecendo isso.O chato é q pela manhã eu não tenho vida!

Anônimo disse...

hoje faz 19 dias que retirei a vesicula, na primeira semana tive resecamento no intestino, mas depois ficou normal, ate hoje estou ótima, não percebi nada de diferente. Graças a Deus. Geo-Ita-SE

Anônimo disse...

Fiz minha cirurgia a 8 dias...minha recuperação Ta sendo devagar mas o que me apavora mais é que minha barriga Ta enormeee inchada...quanto tempo vai levar para desinchar por favor alguém me responda!!!

Anônimo disse...

Descobri hoje k tenho pedra na vesicula e terei de ser operada . Provavelmente terei de tirar a vesicula
Tenho muito medo
E mais ainda porque tenho medo de um dia nao poder ter filhos por causa deste problema

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:

Rafael Zucco
, 30 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.