sexta-feira, 9 de março de 2012

SÍNDROME DE ASPERGER- CAUSAS, SINTOMAS


Apesar de já ser conhecida desde a década de quarenta, a síndrome de Asperger ainda é motivo de dúvida para muitas pessoas. Apesar de seu grande desconhecimento por parte da população em geral, a síndrome de Asperger (Conhecida no Brasil também pelo nome de Síndrome do Gênio) faz parte do dia a dia de muitas pessoas e precisa de cuidados especiais, daí a importância de conhecermos bem esta síndrome e estarmos atentos às providências ao presenciarmos sua presença em algum conhecido, amigo ou familiar.

A síndrome de Asperger foi comentada pela primeira vez no ano de 1944 pelo cientista de mesmo nome em uma publicação que a definia como uma psicopatia autista ou uma desordem de personalidade que é diferente do autismo porque não causa nenhum atraso ou retardo no desenvolvimento global do indivíduo que tem a doença. Porém foi e é motivo de muitos estudos até os dias de hoje.
A doença é mais comum nas pessoas do sexo masculino, mas está presente também em muitos casos em pessoas do sexo feminino. Não prejudica muito as pessoas, pois depois que crescem as pessoas com a SA, como é conhecida a síndrome de Asperger, podem viver uma vida totalmente normal e independente, com casos de pessoas que são professores universitários e sempre conviveram com o problema, mas claro, são pessoas que procuraram se informar sobre a síndrome e principalmente, procuraram por tratamento adequado.
O reconhecimento da AS como doença só foi feita no ano de 1994 e os sintomas da mesma são dificuldade de interagir com a sociedade, dificuldades em expressar e assimilar as emoções; interpretação literal da linguagem; dificuldades com mudanças; comportamentos estereotipados que persistem e se repetem na vida do indivíduo que tem a síndrome. 

Publicidade:


Seus sintomas muitas vezes são confundidos com os de outras doenças e síndromes. O diagnóstico muitas vezes é complexo, devendo-se estudar todo o histórico social da pessoa que possa ter o distúrbio. É importante que o profissional seja um profundo conhecedor da síndrome e de preferência que já tenha experiência para que possa detectá-la corretamente.

Alguns famosos e ilustres músicos, pintores, físicos e cientistas podem ter sido acometidos pela doença, como é o caso do maior gênio da humanidade Albert Einstein, outro caso é o de Mozart, alguns estudiosos também garantem que Da Vincci tinha essa doença, dos grandes nomes recentes, outro que pode ter a síndrome é Bill Gates.

Pela recente confirmação da síndrome como doença, os cientistas ainda não conseguiram confirmar suas causas, mas ela pode estar relacionadas com afecções clínicas que acometeram seus pacientes na tenra idade ou talvez seja provável que a doença tenha um componente genético no seu aparecimento nos indivíduos, mas ainda não se confirmou as causas, mas o que é necessário saber é que é possível conviver bem com a doença por meio de tratamento psicoterapeuta e também, em alguns casos, por meio de medicamentos. 

A forma de tratamento será definida pelo profissional após um levantamento completo do histórico do paciente.

 O tratamento deve ser contínuo e o indivíduo acometido desta síndrome deve seguir as orientações do profissional e voltar sempre nas datas marcadas, para que se faça um acompanhamento de perto e o portador da SA possa conviver bem com o problema.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SÍNDROME DE ASPERGER- CAUSAS, SINTOMAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.