terça-feira, 6 de março de 2012

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2012


O Programa Brasil Alfabetizado, é um projeto criado pelo MEC, que foi criado em 2003 e tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos, assim dando a oportunidade para pessoas que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever, despertando o interesse pelo estudo e pela melhora de vida. 

Esse programa é desenvolvido em todo o Brasil, sendo feito o atendimento, especialmente, a 1.928 municípios que apresentam o índice de analfabetismo maior. A maioria dessas cidades se encontra na região Nordeste, onde as condições são mais precárias.

Os educadores selecionados para essa importante tarefa são professores voluntários, que preferencialmente devem pertencer à rede pública. Mas qualquer cidadão que tenha completado o nível médio pode participar do programa, basta se cadastrar junto à prefeitura ou secretaria estadual de educação onde receberá formação adequada.

Esses professores recebem uma bolsa do Ministério da Educação para desenvolver esse trabalho, entre suas atividades profissionais. Essa bolsa varia de acordo com a turma que em que o educador irá desenvolver o trabalho, como no caso da bolsa classe I, que seria no valor de 250 reais mensais, é para o alfabetizador com turma ativa de jovens, adultos e idosos, já a bolsa classe II no valor de 275 reais mensais é para o alfabetizador com turma ativa, mas com alunos com necessidades especiais, como a população carcerária e aos jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas. 


Publicidade:


Já a bolsa classe III no valor de 250 reais mensais é para tradutor-intérprete de
LIBRAS, que deve auxiliar o alfabetizador em turmas que tiverem alunos com deficiência auditiva. E por último a bolsa classe V no valor de 500 reais mensais é para o alfabetizador que tiver duas turmas de alfabetização ativas. 

Além das bolsas, o alfabetizador e coordenadores também receberão recursos financeiros para o financiamento de formação de alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios para a merenda, materiais escolares, pedagógicos, didáticos e literários, e materiais de apoio ao professor.

Esse programa já tem ajudado milhares de pessoas, dando a oportunidade a elas de adquirirem mais conhecimento e até querer continuar seus estudos e assim conseguir um bom emprego. Quem quiser participar deve fazer a inscrição pessoalmente, na Paraíba está sendo feito um processo seletivo, os interessados devem se inscrever entre o dia 1º e 9 de março, em uma das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para se inscrever basta apresentar os documentos exigidos e preencher o formulário de inscrição e uma justificativa das intenções da função.


Para maiores informações, acesse o site oficial do programa na página [http://portal.mec.gov.br/] e confira, para acessar o link do estado da paraíba acesse [http://www.paraiba.pb.gov.br/educacao/programa-brasil-alfabetizado] Lá você irá encontrar os formulários e fichas de inscrição e saberá todas as informações necessárias. Acesse e confira.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

12 comentários :

Anônimo disse...

oi.sou de Jaragua do sul - sc.
sou uma alfabetizadora desse programa. alfabetizo 2 turmas
mas nao estou gostando dos atrasos em questao a pagamentos. recibi apenas uma turma de fevereiro e uma turma de março. Falta receber o da outra turma dos dois meses.recebi a de abril. Estamos no final de junho, e nem a de maio não saiu. Quando comecei a participar desse programa, pensei na populaçao que poderia ter uma ajuda para melhorar de vida no mercado de trabalho, e cumpri com todas as minhas responsabilidades e horarios, Esse programa deveria ter mais organizaçao em questao de pagamentos. Estou muito chateada, pois acho que voces tambem nao gostariam de trabalhar num lugar que atrasa pagamentos,sempre.Porque se estou nessa é porque realmente preciso.E queria que fosse realmente tomado providencias, nao é apenas para ler esse comentario. E nao fazer nada.

Anônimo disse...

gostaria de saber quando esta bolsa vai ter aumento, prque quem trabalha são professores, e precisam ser valorizados, sem contar no atraso do pagamento.

Anônimo disse...

aqui em jacaraú tambem esta atrazado vamos reagir ok.20/11/12

Anônimo disse...

aqui na cidade de coremas já vamos completar 3 meses que nao vemos nem a cor do pagamento.

Anônimo disse...

aqui na cidade de guia lopes tambem estamos com atraso no pagamento. queremos saber o motivo sendo que as planilhas ja foram enviadas e estao todas corretas...

Anônimo disse...

quero saber quando vai sair os meses atrasados que esta faltando

Anônimo disse...

sou de araci aqui tambem temos 3 meses atrasados

Anônimo disse...

sou de sátiro dias temos três meses atrasado e queremos reseber porque tabalhamos e gastamos do nosso dinheiro para compra alguns materiais

Unknown disse...

ESPERO QUE ESTE ANO SEJA MELHOR OK.DE JACARAU-PB.

Unknown disse...

Que neste ano o BA, seja melhor que as outras etapas que ja participei,obg.

Unknown disse...

Que este processo seletivo seja melhor que as outras etapas passadas. ok/ jacarau,05/03/13.

Anônimo disse...

aqui na bahia graças a Deus esta tudo bem inclusive irei receber a ultima bolsa amanhã.sou do municipio de jaquaripe,parabéns a equipe desta cidade

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.