terça-feira, 20 de março de 2012

BARRIGA INCHADA E DURA- O QUE PODE SER?


Todos já passaram pela terrível sensação de barriga inchada e dura, a qual causa um grande desconforto. A causa mais comum para essa sensação é a má digestão, se for esse o caso basta se alimentar corretamente, mastigando bem os alimentos e bebendo bastante líquido.

Mas há casos em que o inchaço estomacal é muito freqüente, então ai a situação é um pouco mais complicada. A maioria dos fatores que pode contribuir para a distensão do estômago estão relacionados com os alimentos ingeridos. Por isso é importante descobrir a causa desse inchaço, para que se torne mais fácil tratar o problema corretamente. 



No caso das mulheres o inchaço pode ser por causa hormonal, através da acumulação de líquidos, geralmente acumulados na semana anterior à menstruação, pois quando ocorre um desequilíbrio hormonal no organismo é comum acumular-se excesso de fluidos nos espaços intersticiais (entre as células).

Muitas pessoas quando se encontram nessa situação costumam tomar diuréticos que na verdade não é a melhor solução para esse problema, podendo causar desidratação e tonturas. Por isso o melhor a fazer é tomar algumas medidas que auxiliarão a eliminação do inchaço estomacal, como: reduzir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas e aumentar os níveis de potássio, o qual é encontrado em vários alimentos como frutas, hortaliças, legumes, nozes e sementes, leite, peixe, marisco, carne e aves.

Publicidade:


Outra causa para a barriga inchada é a Síndrome do Intestino Irritável, a qual além de causar barriga inchada também aparecem outros sintomas como constipação ou diarréia pouco tempo depois de comer, cólicas freqüentes, gases em excesso e sensação de que o intestino foi esvaziado por completo após a evacuação, ela é mais difícil de ser tratada, pois não há causas ou lesões intestinais diretas, sendo necessário consultar um médico especialista, que indicará os medicamentos que você deve tomar para tratar esse problema. 

Mas para ajudar no tratamento você pode ingerir iogurtes probióticos que podem ajudar, incentivando a proliferação de bactérias que fazem bem ao intestino, assim mantendo-o saudável. E também evitar alimentos que favoreçam a produção de gases como: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, amendoim, canjica, batata-doce, repolho, couve-flor, massas, doces, leite, chocolate, pêssego, ameixa, suco de maçã, suco de pera e suco de uva.

A barriga inchada também pode ser causada por outros fatores como stress, nesse caso técnicas de relaxamento podem ajudar, se alimentar de forma errada, comendo rápido demais ou em excesso, ingestão de alimentos que causem constipação e intolerância alimentar.

Seja qual for o problema que você tenha que cause barriga inchada, é importante que você tome alguns cuidados na hora de comer como se alimentar de bastante salada e outros alimentos leves, beber bastante água ao longo do dia, não beber durante as refeições e fazer várias refeições ao dia, comendo poucas quantidades.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BARRIGA INCHADA E DURA- O QUE PODE SER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

7 comentários :

Alice Peixoto disse...

Para perder a barriga inchada deve fazer uma alimentação equilibrada, mas bastante rica em carne, peixe, ovos e muitos legumes adequados, pois são estes os alimentos que são mais facilmente digeridos e que ajudam a drenagem do organismo, facilitando a perda desse volume gástrico que existe.

Anônimo disse...

Pode ser também caso de alto indice de infecção por h pylori.

Que ocasiona gastrite cronica...

Anônimo disse...

gente na boa !! dica não é diagnostico.

Anônimo disse...

Muito menos dizer que carne é um alimento de digestão rápida.

Anônimo disse...

Gente estou com minha barriga muito dolorida e inchada será que foi o leite que tomei antes de dormir

Anônimo disse...

E horrivel ficar com a barriga ichada :\

Anônimo disse...

Estou com a barriga inchada a 2 meses, no começo achei que estava grávida, mais fiz 2 vezes o teste e deu negativo .. Oque pode ser??

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.