sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PICADA DE ABELHA- INCHAÇO, O QUE FAZER?



As abelhas têm um papel muito importante na vida do ser humano. Não apenas pelo alimento tão nutritivo que produzem, que além de delicioso faz muito bem à nossa saúde e é responsável pelo combate a inúmeras doenças, mas também pelo fato de realizarem a polinização.

Polinização é quando as abelhas levam as células reprodutivas masculinas de uma planta através do pólen para uma planta feminina, para que uma nova planta seja produzida. Muitas pessoas são alheias a este fato, de que as plantas contam com esta importante ajuda dos insetos para se reproduzirem. Até mesmo o vento pode ajudar neste processo mas na maioria das vezes são os insetos, de forma especial as abelhas, as grandes responsáveis pela concretização deste ano fundamental para a perpetuação de muitas plantas de nosso planeta. 

A abelha quando pousa em uma flor por exemplo, fica com o seu corpo repleto de pólen. Quando ela deixa esta flor e pousa em outra boa parte deste pólen se desprende de seu corpo, realizando assim a polinização da planta. É muito comum encontrarmos proprietários de plantações que criam colméias próximas à área cultivada, justamente para que as abelhas possam realizar este processo, o que lhe garante uma colheita maior e melhor.

Como vimos, estes pequenos insetos têm uma importância muito grande na vida do ser humano. Além de contribuírem com a natureza contribuem com nossa boa saúde nos fornecendo o mel, um dos alimentos mais ricos, que nos faz também bem.

Porém, é preciso muito cuidado ao lidar com estes insetos. Eles zelam com muita determinação pela colmeia e atacam todo aquele que se aproximar, seja para destruir ou mesmo para pegar um pouco do mel. Quem lida com colmeias de abelhas deve ter experiência para saber lidar com estes insetos e também utilizar todos os equipamentos para sua própria segurança.

Mas muitas vezes as abelhas se instalam bem próximas de nós, até mesmo em nossa residência ou em árvores próximas de nossas casas. Dependendo do local é preciso chamar alguém entendido no assunto para que se faça a retirada da colmeia com segurança para que não haja risco para os moradores mais próximos.


Publicidade:


As abelhas quando se sentem ameaçadas espetam o ferrão na pessoa ou animal e ali aplicam o veneno, uma curiosidade é que o ferrão das abelhas fica preso à vítima e assim, a abelha morre depois de efetuar o ataque.

Quem é picado por uma abelha sente uma dor muito grande, o efeito do veneno é imediato, mas por sorte não precisamos nos vingar delas, por que o ataque para elas é fatal. 

O primeiro passo é verificar se o ferrão ainda está preso na pele e caso esteja deve-se providenciar sua retirada imediatamente. Em alguns casos é preciso utilizar uma pinça para conseguir removê-lo. Mas tenha cuidado, para não injetar mais veneno durante o processo de retirada.

O local da picada deve ser lavado imediatamente com água fria em abundância e para ajudar na redução do inchaço faça uso de uma compressa fria ou então envolva um pouco de gelo com um pano e coloque sobre o local que está inchado. Mas lembre-se de nunca colocar o gelo diretamente sobre a pele.

Assista abaixo o vídeo do famoso garoto Enzo que foi picado por uma abelha:
Muitas pessoas utilizam de técnicas que vão sendo passadas de geração em geração para aliviar o inchaço, por exemplo, colocar em uma tigela com água um pouco de gelo e bicarbonato de sódio e mergulhar a área afetada nesta mistura, se por exemplo for a mão, o braço ou o pé. O frio deixará a circulação mais lenta o que impede que o veneno se espalhe muito e faça doer ainda mais.

Algumas pessoas colocam uma rodela de cebola com óleo de germe sobre o local para aliviar a dor e melhorar o inchaço.

Mas muitas pessoas são alérgicas a picadas de abelhas e isto pode vir a ser um grande problema, então, sempre que possível, procure um médico ou ao menos uma farmácia, para que possa utilizar medicamentos próprios para esta situação, que venham a aliviar a dor e também reduzir o inchaço.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PICADA DE ABELHA- INCHAÇO, O QUE FAZER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Anônimo disse...

Fui picada por uma abelha,sou alérgica e está muito inçhado, vou seguir as dicas VALEU!!!!


Anônimo disse...

Quem e alergica a abelha e ser picada no braco e possivel que caia??

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.