segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MAL OU DOENÇA DE CHAGAS TEM CURA? SINTOMAS


A doença de Chagas já causou milhares de morte no país. Principalmente há alguns anos atrás, quando pouco ou quase nada se sabia sobre este grande mal que afetou todo o país. Hoje a população encontra-se bem mais informada sobre o mal de Chagas e o Governo tem programas que visam combater sua propagação, principalmente, entre as populações de baixa renda.

A doença de Chagas é causa pelo protozoário Trypanossoma Cruzi que infecta seu Vetor, o barbeiro, que transmite a doença ao ser humano através das suas fezes contaminadas. Só que ao contrário do que muita gente imagina a contaminação não se dá devido a picada do inseto, ela só acontece porque o indivíduo coça o local da picada, abrindo pequenos espaços na pele para que a o protozoário possa penetrar. Essa transmissão também pode se dar através da doação de sangue e durante a gravidez, passando de mãe para filho.
Uma curiosidade sobre a transmissão que ocorreu em alguns casos no Brasil, é de que houve pacientes que ingeriram caldo de cana ou açaí moído e que contraíram a doença. Foi uma surpresa porque até então isso não havia acontecido e não se imaginava que poderia ocorrer transmissão dessa forma. 

Quando se achava que já se sabia tudo sobre a doença de Chagas, esta novidade deixou a população realmente preocupada e os estudiosos voltaram aos estudos e pesquisas para saberem mais sobre a nova hipótese de contrair a doença. Os especialistas acreditam que nestes casos o que aconteceu foi uma invasão ativa do parasita diretamente através do aparelho digestivo.

Publicidade:


Os sintomas da doença de Chagas são: febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço.

Como a febre some depois de alguns dias o indivíduo acaba não se dando conta do que aconteceu, porém o parasita já está alojado no organismo.

É importante ressaltar que nem sempre esses sintomas são perceptíveis e muitas vezes o indivíduo só descobre que tem a doença anos depois, ao fazer um exame de sangue de rotina e então o tratamento pode ser muito mais difícil.

A doença não tem cura e o tratamento deve ser feito no hospital. A medicação deve ser administrada sob acompanhamento, devido aos seus efeitos colaterais, sendo mantida por pelo menos 1 mês. Neste período o paciente pode ter várias reações, próprias dos efeitos colaterais, por isto a necessidade de estar sendo assistido por um profissional da saúde para que possa ser prontamente cuidado.

Na fase aguda é possível controlar os sintomas, já na crônica o medicamento não faz tanto efeito, apesar de ser utilizado para evitar complicações.
Como não existe vacina para o Mal de Chagas é preciso ter bastante cuidado, principalmente nas áreas em que ainda existem barbeiros, tais como: Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais e algumas áreas do nordeste da Bahia.

Para maiores informações acesse o site da Fiocruz, diretamente pelo endereço:


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
MAL OU DOENÇA DE CHAGAS TEM CURA? SINTOMAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

4 comentários :

Anônimo disse...

TENHO UM CARDIOPATIA GRAVE E QUANDO FAÇO ECOCARDIOGRAMA OS MEDICO SEMPRE PERGUNTAM SE NÃO TENHO CHAGAS, JÁ FIZ O EXAME E NÃO DETECTOU, PORÉM FICO NA DÚVIDA SERÁ QUE EXISTE OUTRO EXAME MAIS ESPECÍFICO?

Anônimo disse...

Peça o exame sorologico,

Anônimo disse...

bom dia abcabei de descobrir q minha tia como é o tratamento

CIGANA disse...

SALVE DEUS! NO LIVRO “descurpa douto” de Dr. João N. Vasconcelos de BH – ele relata que tem uma planta que cura chagas em 1 dia. Já pude comprovar mais de 300 casos de cura, comprando o chá na mão dele e revendendo pelas cidades onde trabalho. O preço do chá é 120,00 sem taxa de sedex. É TOMAR E REPETIR O EXAME, não garanto nada, pq se não tomar o chá de hora em hora, não existe cura. Meus exames dão negativo para chagas e um dia ja foram positivos. COM DEUS TUDO, SEM DEUS NADA. Se quiserem tentar meu tel 31-34864811 meu email cleudias@hotmail.com – CLEUNICE

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 31 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.