quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS



As fibras são nutrientes encontrados nos vegetais, ao contrário dos outros alimentos elas não são digeridas pelas enzimas do sistema digestivo, assim ela não possui calorias, apesar disso, elas desempenham funções importantes no nosso organismo.

As fibras alimentares se dividem em dois grupos: fibras insolúveis e fibras solúveis. As fibras insolúveis como tem uma grande capacidade para reter água, absorve a água disponível no intestino, aumentando em volume distendendo a parede do cólon e assim facilitando a eliminação do bolo fecal, assim ela acelera o trânsito intestinal.

Outra fato importante é que ao absorver a água, essas fibras também podem absorver eventuais agentes cancerígenos, assim prevenindo o câncer de cólon, e também devindo à sua insolubilidade, elas são fermentadas pela flora intestinal, assim não são metabolizadas. As fibras insolúveis podem ser encontradas nos farelos de cereais, que compõem diversos produtos como cápsulas, cereais matinais, flocos e biscoitos.

As fibras solúveis aumentam o tempo de exposição dos nutrientes no estômago, assim fazendo com que os mesmos sejam melhor digeridos, especialmente os açúcares e gorduras. Dessa forma essas fibras contribuem para a regularização do metabolismo energético, dando um melhor aproveitamento de todas as atividades físicas.

Publicidade:


Assim como as insolúveis, as fibras solúveis também atuam na melhora do trânsito intestinal, mas elas não aumentam a absorção de água. Elas provocam reações de fermentação, assim produzindo altas concentrações de ácidos graxos de cadeia curta, que são substâncias responsáveis pela motilidade do conteúdo fecal, assim regularizando o trânsito intestinal de forma mais amena.

Esses ácidos graxos também agem como fonte de energia para a mucosa e como agentes protetores de diversas doenças como: diarréia, inflamações intestinais e do câncer do cólon.

Mas as fibras solúveis também podem atrasar o metabolismo de açúcares e gorduras, pois elas formam uma camada superficial suave ao longo da mucosa do intestino delgado, servindo de barreira, assim contribuindo para a estabilização do metabolismo energético, controlando a taxa de glicemia. Além disso, a ingestão de fibras solúveis também ajuda a diminuir a taxa de colesterol, e a fermentação destas fibras pelas bactérias da flora, faz com que baixe o pH do meio, assim ajudando a manter a saúde do organismo.

As fibras solúveis podem ser encontradas em vários produtos que contenham goma acácia e goma xantana, que são encontradas em cereais, frutas, leguminosas e vegetais, como aveia, trigo, linhaça, fruta fresca, grãos e lentilhas.

É muito importante comer fibras todos os dias, pois elas auxiliam no combate a hemorróidas, melhoram o fluxo sanguíneo, auxiliam no controle das diabetes e perda de peso. Mesmo assim é bom ter uma dieta rica em variedade, assim você terá todos os componentes essenciais para a saúde do seu organismo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.